Bolsas de Estudo para brasileiros no IPLeiria (Portugal) em 2018





O Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) oferta bolsas de estudo para brasileiros realizarem graduação em Portugal.

Diversas universidades de Portugal aceitam, atualmente, o ingresso do aluno brasileiro, usando a nota do ENEM. O Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) é uma dessas instituições que estão oferecendo bolsas para graduação em Portugal.

As bolsas de estudo oferecidas são parciais, ou seja, de 50% do valor total, que é de 3 mil euros (com exceção dos cursos da área de saúde que são de 4 mil euros), voltadas para cursos de graduação, que são chamados de “licenciatura” em Portugal. São direcionados aos estudantes brasileiros que possuem certificado de conclusão de Ensino Médio e que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos últimos 5 anos, acertando, pelo menos, a metade das questões do exame.


São oferecidos 49 cursos de graduação pela instituição, em diferentes áreas de conhecimento, como Ciências Sociais, Artes e Design, Educação, Saúde, Engenharias e Tecnologia, Gestão de Turismo, Ciências Empresariais e Jurídica, Tecnologia do Mar, etc. Geralmente, eles têm duração de, em média, 3 anos.

Além dessas bolsas de 50%, o Instituto oferece ainda mais três bolsas de graduação para alunos estrangeiros. Confira melhor a seguir:

Bolsas de mérito

Essas bolsas são voltadas para os estudantes de outros países, que apresentam um ótimo desempenho acadêmico (média maior ou igual a 7). Neste ano, serão oferecidas duas bolsas por curso. Para concorrer, basta enviar o certificado com a comprovação de sua média final obtida no ENEM. Essa bolsa não isenta a matrícula e sua manutenção é feita a partir da conclusão dos cursos, dentro do período de duração normal, visando às regras de inscrição, avaliação e transição do ano.


Bolsas de cooperação para o desenvolvimento

Essas bolsas são oferecidas a todos os estudantes que vêm de países cuja língua oficial é a língua portuguesa. Para concorrer é necessário enviar o certificado com a nota final do ENEM. A manutenção da bolsa se dá da mesma forma que as Bolsas de Mérito.

Bolsa mais tecnologia

Essa bolsa é voltada para os cursos de Biotecnologia e Engenharias (Civil, de Energia e do Ambiente ou de Gestão Industrial). Para se candidatar, é necessário enviar uma carta informando o motivo de interesse a esse curso. A manutenção da bolsa é da mesma forma que as bolsas anteriores.

Como se candidatar

Durante o ano, existem 3 inscrições para se candidatar às bolsas de graduação em Portugal. A primeira compreende o período do dia 16 de janeiro a 06 de abril, a segunda é entre os dias 18 de maio e 29 de julho e a terceira é entre 27 de julho e 07 de setembro. A candidatura é realizada online (candidaturas.ipleiria.pt/Account/Register), escolhendo o curso e preenchendo o formulário de candidatura, especificando as bolsas de estudo. Todas as candidaturas exigem os dados dos documentos pessoais e acadêmicos do candidato. O candidato pode se inscrever em mais de uma bolsa, sabendo que elas não são cumulativas.

Instituto Politécnico de Leiria

O Instituto politécnico é uma instituição pública de ensino superior, criada no ano de 1980, estando em atividade até os dias atuais. O Instituto conta com mais de 10 mil estudantes, oferecendo cursos de graduação, pós-graduação, mestrado, cursos técnicos superiores profissionais e também cursos para estudantes internacionais. Possui quatro campus, na região central de Portugal, especificamente nas cidades de Caldas da Rainha, Marinha Grande, Peniche e a sede em Leiria.

É uma instituição ativa no desenvolvimento regional e internacional, visando à inclusão e a cooperação entre alunos de diferentes nações. O Instituto oferece diversas bolsas a estudantes internacionais, possuindo em seu site, página específica (www.ipleiria.pt/brasil/candidaturas) para estudantes oriundos do Brasil.

Por Aurenivia Alves Pereira



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *