CIUNI 2019 – Cursinho Pré-Vestibular da Unifesp




Inscrições podem ser feitas até o dia 22 de janeiro de 2019.

A UNIFESP, Universidade Federal de São Paulo de Diadema, está com inscrições abertas para o processo seletivo do Cursinho Pré-Vestibular Social, CIUNI. Os interessados têm até o dia 22 de janeiro de 2019 para se inscrever pela internet. O cursinho é exclusivamente voltado para estudantes de baixa renda, que vão concluir o Ensino Médio no próximo ano em escolas públicas ou que já concluíram. Sendo que serão priorizados os candidatos residentes no município de Diadema e Grande ABC.

Sobre as vagas e Inscrições

O CIUNI Diadema está oferecendo 55 vagas, distribuídas de acordo com a seguinte proporção: 10% das vagas (seis vagas) destinadas a ex-alunos(as) do CIUNI Diadema; 50% das vagas (vinte e sete vagas) destinadas a candidatos autodeclarados pardos, indígenas e pretos; 40% das vagas (vinte e duas vagas) destinadas à ampla concorrência. Segundo informado, as vagas não preenchidas serão redistribuídas considerando a proporção de vagas adotadas.


Não há limite de idade para a realização da inscrição. Apesar disso, o interessado precisava ficar atento a algumas restrições, são elas: os candidatos deve ter disponibilidade de horário para as aulas que estão prevista de ocorrer de segunda a sexta das 18h00 às 22h30, e aos sábados das 10h às 16h. Não serão aceitas inscrições de candidatos que cursam ou concluíram Ensino Superior; que estejam regularmente matriculados em outro cursinho pré-universitário, privado ou popular, no ano de 2019; e que cursam ou concluíram o ensino médio em escolas particulares, ainda que bolsistas integrais ou parciais.

As inscrições serão feitas exclusivamente na forma online, pelo link: bit.ly/CIUNI-2019. Elas começaram no dia 15 de dezembro de 2018 e vão até o dia 22 de janeiro de 2019, às 23h59. O edital informa que não será aceita nenhuma inscrição fora do período descrito acima.

Sobre o processo seletivo

O processo seletivo será composto de quatro etapas, que são as seguintes: declaração de situação socioeconômica da família, pré-seleção, estudo de renda familiar e apresentação e confirmação de interesse.


A primeira etapa, declaração de situação socioeconômica do grupo familiar, será realizada através do preenchimento da planilha que está disponível no seguinte link: bit.ly/PLANILHADF-2019. Após o seu correto preenchimento, seguindo as instruções, o interessado deverá enviar a planilha para o e-mail: ciuni.diadema@gmail.com, com a identificação no assunto: “PS Alunos– 2019”, no período de 15 de dezembro de 2018 a 22 de janeiro de 2019 às 23h59.

Na pré-seleção será realizado um levantamento em que serão consideradas as informações obtidas na inscrição online. Os alunos serão classificados seguindo os seguintes critérios: a) Renda per capita familiar; b) Tempo de conclusão do ensino médio; c) Modalidade de ensino do ensino médio cursada pelo candidato (ENCCEJA/EJA/Supletivo; Ensino Médio regular; Ensino Médio técnico/ETEC/IFE, em ordem de prioridade); d) Local de residência do candidato. Em caso de empate, o critério adotado será: a) A menor renda per capita; b) O maior tempo de conclusão do ensino médio; c) Candidato munícipe de Diadema. Serão pré-selecionados duzentos e oitenta (280) candidatos.

Já na terceira fase o candidato deve entregar a documentação obrigatória, que deverá ser realizada nos dias 29 ou 30 de janeiro de 2019, das 16h às 20h, na Fundação Florestan Fernandes. O objetivo é confirmar as informações prestadas na inscrição online, caso a documentação não seja entregue, o candidato será desclassificado da próxima etapa.

Na última etapa somente serão convocados os candidatos que entregaram corretamente a documentação e não apresentaram inconsistências. Esses deverão assinar a apresentação e confirmação de interesse (ACI). A lista dos candidatos convocados para a ACI será divulgada no dia 18 de fevereiro de 2019, na página e perfil do CIUNI Diadema no Facebook. Os candidatos(as) convocados(as) deverão agendar a ACI entre 18 e 21 de fevereiro de 2019, até às 12h.

No dia 04 de março de 2019, será divulgada na página e perfil do CIUNI Diadema no Facebook a lista de candidatos convocados para a matrícula da primeira chamada e a lista de espera para a segunda chamada.

Gabriel Bem



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *