Cursos de Graduação da USP 2017 – Como Ingressar nos Cursos de Nível Superior




Saiba aqui como ingressar nos cursos de graduação ofertados pela USP neste anos de 2017.

Nascida a partir da fusão de Escolas Superiores e Faculdades dos mais variados segmentos com a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), a criação da USP contou com nomes de destaque para o fortalecimento da Instituição e sua solidificação, como o político Armando de Salles Oliveira e o jornalista Júlio Mesquita Filho.

A USP, Universidade de São Paulo, se configura hoje como uma das Instituições de maior renome e respeito do Brasil e também de maior importância do país. Posicionada como a 251ª colocada entre as melhores universidades do mundo, segundo o Ranking Mundial de Universidades da Times Higher Education em 2016, a USP continua a ocupar o legado de melhor universidade da América Latina.


Na década de 70 e meados da década de 80, durante a Ditadura Militar, serviu como palco para intensos debates para personalidades políticas de esquerda questionarem uma reforma dos moldes políticos do país, levando, portanto, a professores e alunos essenciais a serem cassados e obrigados a saírem do país. Isso causou um movimento chamado de “esvaziamento intelectual”, pela perda de indivíduos primordiais para a formação de opiniões e também para a programação de suas aulas.

A forma de ingresso na Universidade de São Paulo ocorre através de concurso público realizado pela Fuvest, em regime de vestibular, e através do SISU, pela utilização das notas do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Dos cursos mais concorridos que se mantiveram exclusivamente aderentes a Fuvest, os mais concorridos são: Medicina, Cursos de Audiovisual e Engenharias. Sobre os que aderiram ao regime SISU, são mais concorridos os de Direito e Relações Internacionais.


Estima-se que a nota de corte para o ingresso na USP pode variar entre 450 e 700 pontos, dependendo da escolha do curso e número de inscritos.

A USP possui também campus espalhados em várias regiões, sendo essas o de São Paulo, São Carlos, Ribeirão Preto, Piracicaba, Bauru, Pirassununga, Lorena, Santos e São Sebastião, divindo-se, então, a partir de polos de graduação e variação de cursos.

É possível encontrar outros cursos como: Ciências dos Alimentos, Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gerontologia, Astronomia, Ciência da Computação e Informática, Ciências da Natureza, Ciências da Informação e da Documentação, Ciências Sociais, Design, Economia, Editoração, Filosofia, Geografia, entre outros.

Para mais informações sobre a Universidade e mais cursos contemplados, visite o site oficial da USP clicando no nome da instituição em azul.

Yamí de Araújo Couto



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *