Dicas de Alimentos para Melhorar a Memória e Concentração





Confira aqui uma lista de alimentos que podem ajudar na concentração e memorização do conteúdo para as provas.

Como já sabemos, os alimentos nos dão os nutrientes que o nosso corpo necessita para funcionar. No caso das funções cerebrais, não é diferente. Algumas alterações na nossa rotina de ingestão de alimentos pode auxiliar o nosso cérebro a manter a concentração, além de melhorar a memória e ainda encurtar o envelhecimento. Outra ligação interessante é o retardamento ou ainda a prevenção de doenças degenerativas, como Parkinson e Alzheimer, que podem ser alcançados através de uma dieta rica em antioxidantes, já que essas doenças são relacionadas ao nível de radicais livres, produzido pelo nosso próprio organismo.

Com o vestibular em alta, é comum que haja uma preocupação maior em memorização e concentração. Listamos alguns alimentos que podem te ajudar a se sair bem.




1. Ovos

Ingerir ovos ajuda na memória e no aprendizado, pois possui acetilcolina, que é um neurotransmissor. A colina auxilia na formação dos neurônios e faz reparação em células cerebrais que estejam avariadas. Outros alimentos com esse componente são couve e brócolis.

2. Peixe

Sardinha e salmão são ricos em Ômega 3, ajudando na concentração e na memória, além de serem anti-inflamatórios. Esses alimentos promovem a comunicação rápida entre os neurônios.


3. Arroz

Arroz contém glucose, que é o nutriente de tipo energético que o cérebro mais usa. Além do arroz, está presente em legumes e cereais.

4. Maçã

Essa fruta ajuda as células nervosas a amadurecerem, além de estimular os mecanismos do cérebro, por ser uma grande fonte de fisetina.

5. Pasme: Chocolate!

Tem que ser puro, mas está valendo: o chocolate contém diversos estimulantes, além de produzir endorfinas em nosso corpo, nos deixando de bom humor e aumentando a concentração. De todos, o chocolate preto é o mais indicado.

6. Frutas Vermelhas

Morangos e cerejas, além das outras frutas vermelhas, contém flavonoides, que são benéficos para memória e aprendizado, pois protegem os neurônios e tem ação de reverter efeitos de déficits de memória.

Dentre outros alimentos bons para a memória e concentração, podemos citar: azeite de oliva, chá verde, frutos secos, cereais integrais e alface.

Carolina B.



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *