Dicas de preparação para as provas de vestibulares na reta final





Fim do ano está chegando e com ele começa a maratona de provas dos vestibulandos em busca de uma colocação nas melhores universidades do país. Um ou mais anos de preparação intensa será posto literalmente à prova em várias etapas nos próximos dias. Na reta final os estudantes intensificam as horas de estudam, dormem menos, a ansiedade atrapalha, a pressão deles próprios e da família aumenta. Enfim, o que fazer para lidar com tudo isso de forma pratica e eficiente? O que fazer para conseguir tirar o maior proveito desse momento e, claro, passar no tão sonhado vestibular?

 A primeira dica é tentar manter a tranquilidade, sabemos que é difícil, mas temos que tentar. Reze, medite, corra na praia, separe algumas horas para a academia. Não importa como, cada pessoa tem uma personalidade diferente e por isso cada um precisa descobrir seu próprio meio de relaxar.


Concentre-se em estudar aquilo que sabe. Sim, aquilo que sabe, vai garantir nota máxima nas questões que você se identifica. Todas as matérias são importantes e os vestibulandos precisam estudar tudo, mas na reta final talvez seja mais interesse ter foco em algumas questões que possam garantir pontos.

O pior erro é o exagero, não adianta aumentar as horas de estudos, é interessante manter as horas de sono, isso ajudará sua mente a "buscar" as informações quando você precisar delas.
Entender as fórmulas é uma dica a longo prazo. Fica mais fácil aplicar algo que você entende o porquê, do que algo que você decorou. Tabela periódica, por exemplo, estará lá, mas se você souber onde estão os principais elementos, poderá ganhar tempo.

Para finalizar, escolha um ou outro dia, sem exageros, para confraternizar com os amigos, deixar a cabeça leve e relaxada pode ajudar, afinal você estudou o ano todo, e por isso não é agora que precisa correr contra o tempo.


Outra dica importante é em relação à alimentação. Coma alimentos leves, devagar, e beba muita água. E claro, boa sorte.

Por Vivian de Oliveira Schetini Sixel



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *