Dicas para fazer uma boa Redação

  

  

Alguns aspectos fazem a diferença no momento de redigir uma boa redação.

De modo geral, concursos públicos, vestibulares e até mesmo processos seletivos exigem que o candidato produza uma redação, a qual pode facilmente eliminar a chance de conseguir aquela tão sonhada vaga. Por outro lado, saber como e quando utilizar determinados elementos linguísticos nessa produção textual pode ser complicado. Pensando nisso, listamos 5 dicas que podem te ajudar a produzir uma redação ou um bom texto para alcançar os seus objetivos.

1. Leia de tudo um pouco. Seja curioso!


Em alguns casos, ler pode ser um pouco chato, mas já pensou em começar a ter esse hábito encontrando assuntos que são do seu interesse? Depois, com o tempo, procure se informar sobre diversos tópicos. A leitura não irá garantir um domínio gramatical, porém será uma excelente aliada no momento de expor melhores argumentos e, consequentemente, de desenvolver o tema da redação mais facilmente. Portanto, poderá ser um caminho para expandir seu vocabulário, seus conhecimentos e enriquecer o seu texto.

2. Saiba interligar os elementos do seu texto

Para obter uma redação sem repetições de ideias e que não seja cansativa, é necessário fazer uso de elos coesivos, que podem ser pronomes, adjetivos, advérbios, elipses, etc. Por exemplo, observe a seguinte frase: “João foi à escola. João fez vários exercícios. João voltou para casa”. Essa sentença pode ser substituída por: “João foi à escola e fez vários exercícios. Após isso, voltou para casa”. A alteração deixou a frase mais fácil de ser lida, não é mesmo?

  

3. Observe se o seu texto é compreensível

Quando for escrever um texto, analise se ele tem coerência. Ou seja, se ele faz sentido, se qualquer pessoa conseguiria compreendê-lo. Para isso, vale verificar se não há contradições de ideias, vícios de linguagem e se cada frase de fato é uma informação valiosa. Adicione fatos interessantes e que possam sustentar a sua tese. Procure prender a atenção do seu leitor com esses dados.

4. Tenha cuidado com os aspectos gramaticais

É evidente que erros gramaticais empobrecem e penalizam qualquer texto. Para evitar esse tipo de problema, é importante ter certo domínio de ortografia, concordância verbal e nominal, pontuação, etc. O ideal não é decorar terminologias, mas sim compreender como determinados aspectos podem ser incorporados ao seu texto. Nesse caso, é possível fazer vários exercícios e simulados de língua portuguesa; há muitos deles na internet e de graça. Além disso, sempre que possível escreva, treine e peça para algum professor ler e corrigir seu texto. Há sites que oferecem esse tipo de serviço on-line.

5. Revise o seu texto

Antes de entregar a redação, procure revisá-la. Assim, observe se não há alguma frase ou trecho que pode ser alterado ou retirado, se a pontuação está correta, se as palavras estão escritas da maneira correta. Verifique, ainda, se a introdução, o desenvolvimento e conclusão estão bem executados. Não se esqueça de que esses três elementos fazem com que o leitor identifique o início, meio e fim da sua redação.

Com essas dicas, será mais fácil escrever um bom texto. Bons estudos!

Por Camilla Silva





Postar Comentário