Dicas para o Enem 2017




Saiba o que é permitido levar e o que não é para a realização das provas do Enem.

Está chegando a hora para os alunos que estão o ano todo se preparando para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), após muita dedicação os alunos precisam estar atentos não apenas para as questões das provas, mas também para o que pode ou não levar para a realização das questões.

Não serão permitidos:

· Lápis ou lapiseira


· Borracha

· Calculadora

· Celular e outros dispositivos eletrônicos


· Relógios

· Óculos escuros

· Bonés, chapéus e gorros

· Pen drive

· Postar fotos das provas nas redes sócias (com risco de eliminação da prova)

Para preenchimento do caderno de respostas e redação o candidato deverá responder apenas com caneta esferográfica de cor preta e de material transparente, pois outras cores não são aceitas pelo leitor óptico das respostas.

Alimentos e água serão permitidos desde que as embalagens sejam transparentes, os fiscais não permitem entrada de rótulos.

Celulares e aparelhos eletrônicos não serão permitidos, como todos os anos esses aparelhos deverão ser desligados e colocados em porta objetos, lacrados e deixados embaixo da mesa durante toda a realização da prova.

Para a realização da prova, o candidato deverá apresentar um documento original com foto, que pode ser carteira de identidade, identidade expedida pelo Ministério da Justiça (no caso de estrangeiros), carteira de trabalho, certificado de revista, passaporte ou carteira de habilitação.

Para deixar o local de prova é necessário que o candidato permaneça no mínimo duas horas após o início das provas.

Para levar o caderno de questões da prova, o candidato deverá sair apenas 30 minutos antes do final da prova.

Horários

Todos os anos é comum que os candidatos a realizar as provas do Enem sejam barrados por chegar atrasado. Outro ponto muito importante é ficar atento ao horário de abertura e fechamento dos portões para que todo o esforço não seja jogado fora.

Os portões de acesso serão abertos 12h e serão fechados 13h, de acordo com o horário de Brasília (DF). A prova deverá ter início às 13h30.

Diferente de outros anos, a prova do Enem será realizada em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro. No primeiro domingo a prova poderá ser realizada até às 19h e serão cobradas matérias de ciências humanas, redação e linguagens, no dia 12 serão cobradas matemática e ciências da natureza, a prova vai até 18h.

Locais das provas

Para se programar é importante que o candidato verifique seu local de prova e saia com antecedência de casa.

Os locais das provas estão disponíveis aqui (enem.inep.gov.br/participante) no site do Enem. Para acessar o local o candidato deverá digitar o número do CPF e a senha de cadastro – feita no ato da inscrição.

O local onde cada candidato irá realizar a prova foi separado de acordo com a localização de cada um.

Para evitar transtornos é importante que o candidato conheça seu local de prova com antecedência, visitar o local e fazer simulações do trajeto diminuem as chances de perder a prova.

Enem 2017

Este ano a prova do Enem vem acompanhada de algumas novidades, além da prova ser aplicada em dois domingos, este ano o Enem não será mais válido para conclusão do ensino médio, ou seja, as declarações não serão mais emitidas.

Além disso, as provas terão os nomes impressos nos cadernos de questões.

No ato da inscrição também era possível realizar um pedido de tempo adicional para a realização das provas.

O gabarito das provas será divulgado no dia 16 de novembro e o resultado com o desempenho individual de cada candidato está previsto para sair em janeiro de 2018. O espelho da redação está previsto para sair no mês de março de 2018.

Por Fabiane de Barros Coelho



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *