Edital do Fies 2018-2 é Publicado




Prazo de inscriçãop estará aberto entre os dias 16 e 22 de julho de 2018.

Na última terça-feira, dia 10 de julho, foi realizada a publicação, por meio do Diário Oficial da União (DOU), do novo edital do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre do ano de 2018. Conforme estabelecido no edital, as inscrições estarão abertas no período entre o dia 16 e 22 de julho, por meio do seu site.

Estima-se que no segundo semestre do ano de 2018 o Ministério da Educação (MEC) venha a disponibilizar aproximadamente 150 mil vagas, chegando a um total de cerca de 310 mil vagas oferecidas por todo o ano, pois no primeiro semestre foram oferecidas cerca de 155 mil oportunidades.


As inscrições podem ser realizadas por estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da versão do ano de 2010, e que alcançou, no mínimo, 450 pontos com a média das notas das provas, sem zerar a redação. Além do mais, os candidatos devem também comprovar renda.

Para se candidatar ao Fies, é necessário ter renda de até três salários mínimos per capta, recebendo isenção de juros e prestações no valor máximo de 10% do valor da renda familiar. Já o P-Fies recebe candidatos que comprovem renda de até cinco salários mínimos per capta, porém, as condições de financiamento serão definidas posteriormente pelo agente financeiro.

Inscrições

Como visto, os interessados terão um prazo de 6 (seis) dias para realizar a inscrição no Fies, começando no dia 16 de julho e se encerrando no dia 22. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente no site do Fies.


Durante a inscrição, o candidato deverá preencher informações relacionadas ao seu grupo familiar, ao estado e município onde reside, ao curso em que está fazendo, ao conceito recebido pelo Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) e sobre o grupo de preferência em que está incluído.

Além disso, o estudante tem até três opções de curso para selecionar — estas devem ser escolhidas por ordem de preferência. Todas as opções podem ser alteradas até o fim do prazo de inscrições.

O resultado final será publicado no dia 27 de julho, com apenas uma chamada. O estudante deve comprovar as informações preenchidas até o dia 31 do mesmo mês. Os candidatos não aprovados poderão manifestar interesse em participar da lista de espera entre os dias 1 e 24 de agosto, com exceção dos estudantes inscritos no P-Fies.

Sobre o Fies

O Fies, conhecido como Fundo de Financiamento Estudantil, é um programa de iniciativa governamental organizado pelo Ministério da Educação (MEC), que visa oferecer um financiamento acessível para cursos em faculdades privadas, destinado para estudantes de baixa renda ou que não possuem condições suficientes para arcar com as mensalidades.

Seu maior destaque é a taxa de juros consideravelmente menor que a encontrada nos financiamentos bancários. Além disso, a aprovação no cadastro é bastante fácil de ser alcançada.

Novo Fies

No fim do ano de 2017 foi criada uma nova categoria de financiamento e junto dela foram anunciadas novas mudanças no sistema. Entre as alterações que entram em vigor neste semestre estão o financiamento mínimo de 50%, o aumento no valor máximo para R$ 42 mil, a transferência de vagas e a adequação do preço das mensalidades.

P-Fies

O Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies) foi criado no ano de 2017, com a intenção de complementar o Fies, porém, com condições de financiamento determinadas por bancos. No entanto, essa nova modalidade ainda não teve muitos frutos, devido a atual falta de interesse de investimento dos bancos. O MEC notifica estar em contato com os bancos para aumentar a atratividade para o programa.

Para mais informações sobre o Fies, visite o portal do MEC no link citado acima.

Felicia Lopes



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *