Encceja 2017 – Consulta aos Locais de Prova

  

  

Saiba aqui como consultar os locais de prova do Encceja 2017.

Quem se inscreveu para realizar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o conhecido como Encceja, já deve saber que a data para realização do exame está próxima. E por esse motivo o Inep, que é o Instituto Nacional de Educação e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, já disponibilizou seu site para que os inscritos possam conferir os locais em que realizarão as provas.

Os locais de prova foram divulgados na última quarta-feira, dia 08 de novembro. As provas estão previstas para serem realizadas no dia 19 do mês de novembro.


De acordo om informações do Inep, mais de 1,5 milhões de pessoas se inscreveram para realizar o exame e assim conseguir a certificação de conclusão de Ensino Fundamental ou Ensino Médio.

Quem estiver inscrito para realizar o Encceja deve chegar com antecedência ao seu local de prova, portando documentos para identificação (com foto) e caneta do tipo esferográfica de tinta na cor preta, feita em material transparente.

Para conferir o seu local de prova, assim como outras informações sobre o exame, acesse http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial.

  

Tanto os inscritos para as provas de certificação de ensino Fundamental, quanto os inscritos para o exame de certificação de Ensino Médio realizarão a prova no mesmo dia, nos dois turnos.

Veja abaixo os horários de provas:

– Turno da manhã: Os portões serão abertos às 8h e fechados às 8h45. Já as provas serão iniciadas às 9h e encerradas às 13h.

– Turno da tarde: Os portões serão abertos às 14h30 e fechados às 15h15. Já as provas serão iniciadas às 15h30 e encerradas às 20h30.

A redação será realizada no horário da tarde.

Provas para Ensino Fundamental:

– Período da manhã: Ciências Naturais, Geografia e História: 30 questões;

– Período da tarde: Língua Estrangeira Moderna, Língua Portuguesa, Educação Física, Artes, Matemática e Redação: 30 questões.

Provas para Ensino Médio:

– Período da manhã: Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 30 questões.

– Período da tarde: Matemática e suas Tecnologias, Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação: 30 questões.

Para ser aprovado e obter a certificação desejada o candidato precisa fazer no mínimo o total de 100 pontos na prova objetiva, o que corresponde a 50% de acertos na prova Encceja.

Já a redação possui um valor que vai de 0 até 10 e o candidato precisa de no mínimo a metade dos pontos, ou seja 5 pontos.

Caso ocorra de o participante se sair bem em algumas provas e em outras não conseguir a pontuação mínima necessária para aprovação, ele poderá realizar o pedido de uma declaração de proficiência junto às Secretarias de Educação e/ou instituições que sejam conveniadas com o Inep.

Assim, portando, essa declaração será possível na próxima edição do Encceja realizar somente as questões em que precisa da nota mínima para obter a certificação.

Nesse sentido, para quem realizar o exame e conseguir os pontos necessários para ser aprovado, basta comparecer a uma Secretaria de Educação ou instituições de ensino que sejam conveniadas com o Inep e solicitar oficialmente o documento.

Para ter acesso a essas e outras informações sobre o Encceja 2017 acesse http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial.

Deixe tudo preparado para o dia da prova e chegue ao local de prova com antecedência, assim você garantirá a realização do exame e faltará muito pouco para obter a sua certificação.

O Encceja é um importante exame que oferece à jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de estudar e nem possuem disponibilidade para frequentarem aulas presenciais a possibilidade de obter uma certificação, que é muito importante, principalmente para aumentar as chances de empregabilidade.

Sirlene Montes





Postar Comentário