Encceja 2018 – Consulta Locais de Prova




Candidatos já podem verificar os locais de prova do exame.

A partir da última segunda-feira, dia 23 de julho, todos aqueles que se inscreveram para realizar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional), do ano de 2018, podem ter acesso aos locais que irão realizar a prova. Este acesso pode ser realizado por meio da página do Encceja Nacional, no site da Inep.

De acordo com o último balanço realizado pelo Ministério da Educação (MEC), foram realizadas mais de um milhão de inscrições. Desse total, quase 200 mil eram inscritos para o Ensino Fundamental e o restante, mais de 800 mil pessoas, eram inscritas para o Ensino Médio.


Saiba um pouco mais do Encceja Nacional 2018 lendo este post.

Encceja Nacional 2018: aplicação da prova

A aplicação das provas do Encceja Nacional 2018 estão previstas para serem aplicadas no dia 5 de agosto, durante os períodos da manhã e da tarde. Para os inscritos para o exame durante a manhã, a abertura dos portões ocorre às 08:00 horas e se fecha às 08:45 horas, iniciando as provas às 09:00 horas, segundo o horário de Brasília. Já para os estudantes inscritos no período vespertino, os portões se abrirão às 14:30 horas e se fecharão às 15:15 horas, dando início ao exame às 15:39 horas, também do horário de Brasília.

É importante lembrar que os participantes deverão levar documento de identificação original e que possua foto (podendo ser RG, CNH, etc.) e caneta esferográfica de tinta preta (apenas!) fabricada em material transparente.


Encceja Nacional 2018: provas

Os inscritos para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para o Ensino Fundamental irão enfrentar provas objetivas, com cinco alternativas cada questão, que irão cobrar conteúdos das seguintes disciplinas:

  • Conteúdo de nível fundamental da disciplina de Artes;

  • Conteúdo de nível fundamental da disciplina de Ciências Naturais;

  • Conteúdo de nível fundamental da disciplina de Educação Física;

  • Conteúdo de nível fundamental da disciplina de Geografia;

  • Conteúdo de nível fundamental da disciplina de História;

  • Conteúdo de nível fundamental da disciplina de Língua Estrangeira Moderna (inglês ou espanhol, a opção que o candidato inseriu durante a inscrição);

  • Conteúdo de nível fundamental da disciplina de Língua Portuguesa;

  • Conteúdo de nível fundamental da disciplina de Matemática; e

  • Redação.

Enquanto os inscritos para o Encceja Nacional do Ensino Médio responderão também provas objetivas, com 5 alternativas por questão, porém, com diferença no conteúdo cobrado, assemelhando-se ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os conteúdos das disciplinas se distribuem da seguinte maneira:

  • Conteúdos de nível médio das disciplinas do núcleo de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

  • Conteúdos de nível médio das disciplinas do núcleo de Ciências Humanas e suas Tecnologias;

  • Conteúdos de nível médio das disciplinas do núcleo de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias;

  • Conteúdos de nível médio das disciplinas do núcleo de Matemática e suas tecnologias; e

  • Redação.

Encceja Nacional 2018: pontuação necessária

Para conseguir os certificados de conclusão do Ensino Fundamental ou de conclusão do Ensino Médio, o candidato terá que atingir, no mínimo, 100 pontos em cada disciplina. Em relação à redação, a nota mínima que o exame exige é de 5 pontos.

Caso o candidato não atinja a pontuação necessária, é possível retirar uma declaração de proficiência.

Encceja Nacional 2018: resultado

É previsto que a divulgação do resultado do Encceja Nacional 2018 seja realizada ainda no último trimestre deste ano.

Resultado

O resultado do Encceja Nacional 2018 está previsto para o último trimestre deste ano. Tanto as certificações de Ensino Fundamental e de Ensino Médio, quanto a declaração de proficiência podem ser retiradas nas Secretarias de Educação ou nas instituições que possuem relação com o Encceja.

Mais informações podem ser encontradas no edital, no portal do Encceja Nacional.

Felicia Lopes



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *