Encceja 2019 – Inscrições Abertas





O Encceja é uma modalidade de exame que por meio dele é possível obter a certificação de ensino fundamental e de ensino médio.

A cada ano que passa as pessoas tomam mais consciência do quanto é importante possuir algum grau de escolaridade. O número de pessoas que buscam vagas em universidades do país é muito grande. São pessoas que buscam pela formação de nível superior para assim contarem com uma chance maior de empregabilidade no mercado de trabalho, cada vez mais competitivo e exigente.

O que pouca gente sabe é que uma grande parte da população brasileira sequer possui ensino fundamental ou conseguiu concluir o ensino médio. Essas pessoas, hoje fora da idade da escola regular por diversos motivos não puderam frequentar a escola e não conseguiram nem essa formação primária. Sem uma formação escolar básica os brasileiros podem passar por muitas dificuldades, principalmente na hora de buscarem por oportunidades no mercado de trabalho. Porém, muitos ainda não possuem condições de frequentar uma escola, ainda que seja para fazer os chamados supletivos. Pensando em auxiliar essas pessoas na busca de um certificado de conclusão que lhes auxiliem, o governo criou o Encceja que é Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos. Com ele não é necessário frequentar aulas presenciais. Basta se preparar em casa mesmo, fazer a inscrição e realizar a prova. Está interessado? A notícia boa é que as inscrições para o exame deste ano já estão abertas. Veja como se inscrever e não perca essa excelente oportunidade.




Para quem não conhece o Encceja, ele é uma modalidade de exame que por meio dele oferece certificação de ensino fundamental e de ensino médio. Os interessados devem realizar o exame que é composto por questões de várias disciplinas. O estudante que apresentar um bom desempenho na prova pode tirar a certificação que é aprovada pelo MEC e válida em todo o país.

Um outro ponto bastante interessante do Encceja é o fato de que o aluno que fracassar em alguma matéria, não conseguindo atingir o mínimo de pontos exigido, pode em um próximo exame realizar somente as matérias em que não obteve êxito.


Dessa forma, se você possui interesse em realizar o Encceja, as inscrições já podem ser realizadas.

Não perca tempo e se inscreva, pois as inscrições serão encerradas no dia 31 deste mês de maio.

Para se inscrever basta acessar o link http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial, e preencher de forma correta o formulário disponibilizado na página em que são requeridos os dados pessoas do candidato. Vale lembrar que para realizar o exame é exigido que o estudante possua uma idade mínima tanto para certificação de ensino fundamental quanto para de ensino médio, uma vez que o exame foi criado para ajudar pessoas que não conseguiram se formar na idade escolar adequada.

Dessa forma, quem busca por certificação de ensino fundamental, a idade mínima exigida é de 15 anos. Já quem pretende obter a certificação de ensino médio a idade mínima exigida é de 18 anos.

Em relação ao exame ele será constituído por quatro provas compostas por 30 questões cada uma delas. Sendo assim, é necessário que o candidato consiga atingir até 100 pontos em cada matéria. Também é preciso fazer uma redação com o valor total de 10 pontos em que o mínimo tem que ser 5 pontos.

A data prevista para realização da prova é o dia 25 do mês de agosto.

Para auxiliar o candidato inscrito no exame, o INEP disponibilizou em sua página materiais que foram usados em outros anos de exames, além de dicas de professores.

Não perca a oportunidade de realizar o Encceja e mudar de vida. Só depende de você. Inscreva- se e prepare-se. Não precisa pagar nada.

Por Sirlene

Encceja



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *