Encceja Nacional 2018 – Informações



Confira aqui mais informações sobre o Encceja Nacional 2018.

Todo Brasileiro sabe que para conseguir um futuro com mais chances de empregabilidade e consequentemente mais qualidade de vida é preciso estar preparado. Estamos nos referindo ao fato de possuir uma formação educacional mínima. Mas infelizmente muitas pessoas em decorrência de diversos motivos não tiveram a oportunidade de frequentar a escola e dessa forma não possuem formação de nível fundamental ou médio, o que é uma situação que de certa forma os exclui socialmente, principalmente na hora de tentar encontrar um trabalho, pois o mercado está muito competitivo e exigente.

Se essa for a sua situação, não precisa desanimar, pois ainda há tempo de conseguir um certificado de Ensino Fundamental ou Médio.



É isso mesmo, trata-se do Encceja Nacional. Para quem ainda não conhece, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é uma prova realizada uma vez ao ano e que de acordo com o desempenho dos candidatos oferece a certificação de formação.

É importante saber que as inscrições foram encerradas no dia 27 do mês de abril, última sexta-feira.

Os interessados em realizar o exame se inscreveram exclusivamente por meio do site www.enccejanacional.inep.gov.br. Para a realização da inscrição o candidato teve que preencher uma ficha cadastral disponível na página do Inep, que é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.



A previsão é de que as provas sejam realizadas no dia 5 do mês de agosto.

Dessa forma, a partir do dia 30 do mês de maio, segunda feira, até a sexta-feira dia 04 do mesmo mês, os inscritos no exame já podem realizar a solicitação de atendimento por meio do nome social.

Para quem ainda possui duvidas sobre o exame, ele é voltado para pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na escola regular e que nem possuem na atualidade tempo para frequentarem cursos como os de Educação de Jovens e Adultos, os conhecidos como Eja, por serem presenciais e essas pessoas não possuem disponibilidade para isso.

Nesse sentido, os candidatos inscritos devem se preparar para realização do exame e se alcançarem a pontuação determinada terão direito ao certificado de formação.

O exame Encceja pode ser realizado por pessoas com idade superior a 15 anos. Quem possuir essa idade mínima pode fazer o exame para a obtenção de certificado de conclusão de ensino médio.

Já quem precisa obter o certificado de conclusão de Ensino Médio deve ter a idade mínima de 18 anos.

É importante ressaltar que os candidatos com as idades mínimas informadas acimas, devem estar completas até a data de realização das provas.

Os candidatos ao exame não precisaram pagar nada pela realização de suas inscrições. Aliás não é necessário pagar nada nem pelas provas nem pelo certificado.

Os candidatos ao exame terão que realizar uma prova objetiva de múltipla escolha e uma redação. Assim, conforme a nota obtida, será possível conseguir o certificado de formação, mas também uma declaração de proficiência em algumas das matérias.

Como já foi dito anteriormente, as provas do Encceja Nacional, tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio, serão realizadas o dia 05 de agosto. Já as provas do Encceja Exterior estão previstas para serem realizadas no dia 16 do mês de setembro.

Quem vive em regime de pena privativa de liberdade também pode contar com a oportunidade de realizar o Encceja, o que inclui adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas e adultos também privados de liberdade. Contudo, nesses casos a realização o exame está prevista para o mês de setembro, entre os dias 18 e 19.

Se você se inscreveu no Encceja, fique atento a novas informações sobre o exame e se você gostaria de realiza-lo, não perca a edição do próximo ano.

Sirlene Montes





Postar Comentário