Enem 2016 – Gabarito da Prova da Segunda Aplicação




Confira aqui o gabarito da prova da segunda aplicação do Enem 2016.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas) divulgou nesta quarta-feira (7) o gabarito da prova do Enem de dezembro, aplicada no último final de semana.

Houve um pequeno contratempo e uma das questões da prova de Ciências da Natureza foi invalidada. A prova foi realizada no sábado (3) e foram utilizadas três tipos de prova: na de cor amarela a questão anulada é a 52; na cor de rosa é a questão 88; na cor azul é 60 e na branca é a 58.


A questão anulada propunha ao candidato analisar quatro gráficos, contudo o Inep entende que, mesmo não havendo erros nos dados, com as escalas apresentadas pode ter ficado um tanto difícil a visão de pontos referentes à concentração de gases. E com isso o candidato poderia ter uma interpretação diferenciada.

De acordo com o comunicado passado pelo Inep, a invalidação da questão não causará nenhum impacto nas notas finais do Enem que se baseia na Teoria de Resposta ao Item (TRI), sendo assim, a pergunta não será levada em conta no cálculo das proficiências.

As provas do Enem foram adiadas em 166 municípios de 23 estados e Distrito Federal, totalizando 273.524 candidatos por causa de ocupação estudantil nos locais de realização das provas, além de mais 4.133 candidatos que foram obrigados a aguardar nova oportunidades por motivos como: falta de energia, falta de controle no horário das provas e até erro na identificação de candidatos. Mas todos puderam realizar novas provas no último sábado (3) e domingo (4).


Abstenção

Nessa segunda aplicação das provas do Enem houve uma abstenção de 39,7%, só no sábado e 41,4%, no domingo. Alguns candidatos contaram que havia salas quase vazias, como é o caso de um município do Pará que esperava 116 candidatos e só apareceram 8, no primeiro dia. Houve ainda casos de apenas 1 candidato fazendo a prova.

Calendário

  • Terceira aplicação das provas do Enem 2016 para Pessoas Privadas da Liberdade (PPL) acontecerá nos dias 13 e 14 de dezembro.
  • As notas finais para todos os candidatos, de acordo com o Inep, serão divulgadas no dia 19 de janeiro de 2017.

Por Ruth Galvão



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *