ENEM 2017 – Gabarito Oficial das Provas



INEP divulga gabarito oficial das provas do ENEM 2017.

Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e as empresas exigindo um alto grau de conhecimento dos seus profissionais, fazer um curso de graduação, nos dias atuais, é praticamente algo obrigatório para qualquer pessoa. Pois, se formar em uma área acadêmica é a base para se iniciar uma carreira profissional. No Brasil, atualmente, a forma mais exigida para se ingressar em um centro de educação superior é através do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM. A edição deste ano já aconteceu e a alguns dias foi divulgado o gabarito oficial da prova de 2017. Se você quer conferir um pouco sobre o gabarito e outras informações importantes, leia o texto abaixo.

O Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, é uma iniciativa criada no ano de 1998 pelo Ministério da Educação, o MEC, para avaliar como estava o nível de conhecimento de brasileiros e brasileiras matriculados nas séries que faziam parte do Ensino Médio Brasileiro. Em quase duas décadas de existência este exame ganhou ainda mais relevância e hoje é a forma principal da entrada de milhares de alunos em centenas de faculdades brasileiras. Visto que, a maioria dessas instituições aboliu o antigo processo seletivo, o tradicional vestibular. Ao longo dos anos, o Exame Nacional do Ensino Médio foi sofrendo alterações, pois o MEC sempre fazia feedbacks para saber aprimorar a prova. E na edição deste ano, que aconteceu pela primeira vez em dois finais de semanas diferentes, nas datas de 05 de novembro e 12 de novembro de 2017, dois domingos e não mais em dois dias consecutivos, como nas provas anteriores. Isso foi uma forma que o Ministério da Educação encontrou para que os alunos não se sentissem tão cansados após a realização das provas, que contam com 90 questões em cada dia, além da redação, em que o tema é divulgado apenas na hora.



Na edição deste ano, o primeiro dia, ou seja, na data de 05 de novembro, foi marcado com a prova das seguintes áreas de conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias, Códigos e suas Tecnologias, Linguagens e a Redação. Já a segunda data, dia 12 de novembro, as áreas cobradas foram: Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Quase uma semana depois, na terça – feira, dia 14 de novembro de 2017, foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o INEP, órgão ligado ao Ministério da Educação e que é o responsável por toda a organização e aplicação do ENEM em todo o Brasil, o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio deste ano, através do seguinte endereço eletrônico: https://enem.inep.gov.br/#/antes?_k=36bi3c.

Muitos portais de notícia brasileiros fazem todos os anos, após a aplicação do ENEM, correções da prova com a ajuda de professores de cada matéria que é cobrada na prova. Entretanto, o gabarito oficial e que vale para saber como o estudante foi na prova é divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o INEP. Após a divulgação de cada resposta certa de cada pergunta, o aluno tem uma noção de como foi na prova. Lembrando que o INEP usa um cálculo muito específico para obter o resultado de cada aluno no Exame Nacional do Ensino Médio. As notas oficiais de cada participante deste ano vão ser divulgadas no próximo ano, mais precisamente no dia 19 de janeiro de 2018, segundo as informações do Ministério da Educação, o MEC. Com esses resultados, os alunos podem se inscrever nos diferentes processos seletivos criados pelo Ministério da Educação para obter uma vaga em alguma universidade brasileira. Alguns exemplos de programas são o: Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, usado para conseguir vagas em faculdades públicas. Além disso, ainda tem o Programa Universidade para Todos, o PROUNI, que oferece vagas para universidades particulares, em que os alunos ganham bolsas de desconto. Ainda se tem o Fundo de Financiamento Estudantil, Fies, em que o governo brasileiro faz um “empréstimo” para que os estudantes paguem para estudar em uma universidade particular. Então, se você quiser ter uma ideia inicial do seu desempenho no ENEM, consulte o site divulgado acima. Boa sorte!



Isabela Castro.





Postar Comentário