Enem 2018 adia Início do Horário de Verão




Medida quer evitar que alunos se confundam e acabem perdendo o exame.

Notícia de grande importância está sendo transmitida a todos os estudantes brasileiros que estão interessados em participar dos vestibulares. O órgão do Ministério da Educação e da Cultura, MEC, perpetrou uma importante solicitação dirigida ao Governo Federal no sentido de que o início do horário de verão, neste ano de 2018, possa ser adiado para o período imediatamente após a realização das provas promovidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, de 2018, previamente agendadas para os dias 4 e 11 do mês de novembro, próximo.

Deste modo, o próximo horário de verão, entre 2018 e 2019, já está previsto para iniciar na madrugada que abre o dia 4 do mês de novembro, ou seja, para o primeiro dia de realização das provas do próximo Enem. De acordo com o MEC, este tipo de coincidência tende a afetar e confundir alguns dos participantes deste importante exame anual.


Tradicionalmente o início do horário de verão começa no mês de outubro, porém, nesse mesmo ano o dispositivo terminou sendo adiado, devido ao período das Eleições. No final do ano de 2017, o Presidente da República, Michel Temer, sancionou um novo decreto que resultou na transferência do horário de verão, cujo início se dará, a partir de agora, em um final de semana logo após ao segundo turno das Eleições de 2018, o qual será no dia 28 do mês de outubro. Entretanto, as datas das referidas provas do Enem de 2018 haviam sido definidas no mês de janeiro, ou seja, após a decisão da presidência.

O Enem configura um dos processos seletivos mais importantes do ano para os estudantes do ensino médio, portanto, ninguém deve ser pego de surpresa e correr o risco de perder esta importante fase vestibular.

Mesmo assim, o próprio Governo Federal até o presente momento não divulgou nenhuma resposta ao pedido oriundo do órgão do MEC. Em caso de o início do horário de verão deste ano permanecer tal como foi estabelecido pela lei federal, ou seja, exatamente no primeiro dia das provas do Enem, todos os portões estarão programados para fechamento nos seguintes horários e locais abaixo indicados:


  • Fechamento oficial às 13 horas para os Estados do Sul, do Sudeste e em Goiás e no Distrito Federal.
  • Fechamento oficial às 12 horas para os Estados do Nordeste e do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, no Pará, em Tocantins e no Amapá.
  • Fechamento oficial às 11 horas para os Estados do Amazonas, de Rondônia e de Roraima.
  • Fechamento oficial às 10 horas par o Estado do Acre.

Observação: é muito importante, imprescindível, guardar estas informações acima citadas.

Todos os participantes do Enem de 2018 terão acesso, a partir do dia 22 do mês de outubro, ao chamado Cartão de Confirmação da Inscrição. Este documento, de portabilidade necessária, informará os locais de provas entre os dias 4 e 11 do mês de novembro, junto ao endereço e ao número das salas.

No primeiro dia as provas terão cinco horas e meia de duração, prazo total, e no segundo dia serão cinco horas. As provas iniciarão, exatamente, às 13h30, conforme o horário de Brasília, entretanto, todos os participantes têm o dever de chegar ao menos meia hora antes do início do processo.

No dia 4 de novembro serão resolvidos os cadernos contendo as matérias de Ciências Humanas e de Tecnologias; sobre Linguagens; sobre os Códigos e as Tecnologias; seguidos da Redação.

No dia 11 de novembro serão resolvidos os cadernos contendo as matérias de Ciências da Natureza e de Tecnologias; sobre Matemática e as Tecnologias atreladas.

A importância do Ennem é fundamental, pois as notas alcançadas no mesmo proporcionam aos estudantes o ingresso nas instituições públicas via Sistema de Seleção Unificada, o SiSU. O Enem também garante passagem para as universidades privadas, por meio de bolsas de estudos providenciadas pelo Programa Universidade Para Todos, o ProUni e, também, o financia suas mensalidades via Fundo de Financiamento Estudantil, o FIES.

Paulo Henrique dos Santos



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *