Enem 2018 – Correção das Provas, Gabarito e Tema da Redação




Confira aqui os principais comentários e onde encontrar o Gabarito do Enem 2018.

No último domingo, dia 04 de novembro, uma grande parte, ou a maioria dos estudantes brasileiros, realizaram a primeira etapa de provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem de 2018.

Ao longo do primeiro dia de provas não foram registradas muitas ocorrências, salvo duas pessoas que foram detidas por estarem fazendo uso do ponto eletrônico, no Estado de Minas Gerais.


Outra questão relevante foi a das ausências registradas: em torno de 24,9% dos estudantes inscritos não compareceram aos locais designados para realizar o exame.

O registro indica que 71 dos candidatos terminaram eliminados deste Enem. Dois destes casos foram por conta de um ponto eletrônico na cidade de Montes Claros, Estado de Minas Gerais. A média geral de casos foi de 150 aproximadamente, conforme a nota publicada pelo ministro da Educação.

Outros registros indicam que em dois locais a prova terminou por ser interrompida devido a uma momentânea falta de energia elétrica na cidade Franca, Estado de São Paulo e na cidade de Porto Nacional, no Estado do Tocantins. Estas são as informações essenciais no que toca aos problemas.


Por outro lado, 75,1% dos estudantes inscritos participaram deste Enem. Entretanto, de acordo com a presidente do Inep, este ano de 2018 registrou uma taxa que é a menor na série mais recente do Enem. Ainda assim, o ministro da Educação fez lembrar que esse mesmo percentual é um resultado obtido em um período registrado após as devidas mudanças no edital, que visam evitar as faltas de modo mais preciso.

Em torno de 10,55% dos estudantes candidatos não usufruíram do acesso ao cartão de confirmação, o que resultou na situação em que muitos não tinham como saber os locais onde deveriam realizar as provas.

De acordo com a mesma presidente do Inep, a determinação do tema da redação constituiu algo muito bem colocado pela equipe.

Portanto, o Enem de 2018, em seu primeiro dia de itinerário, não resultou em grandes dificuldades, conforme declaração oficial do ministro da Educação.

Deste modo, passemos a alguns aos detalhes das provas:

O tema da redação versou sobre o tema: 'manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet'.

Um dos melhores comentários lançados sobre a redação do Enem de 2018 pode ser resumido no seguinte:

Dado que o tema deste Enem 2018 foi a chamada “Manipulação do comportamento de usuário pelo controle de dados na internet”, tratou-se, portanto, de discorrer sobre esta prática muito comum em nações como a China e a Rússia. Na produção desta redação, estava em aberto uma série de referências, inclusive uma possível alusão a Edward Snowden, o qual fez vazar as informações importantes sobre como parte do governo dos EUA estava controlando a política internacional por meio do dito monitoramento em cima dos dados na internet. Cada candidato poderia fazer referência ao clássico da literatura contemporânea, 1984, de George Orwell, cuja história narra a vida dos seres humanos sendo monitorada por um poder totalitário projetado por meio de tele telas. Assim, a referida coletânea se referia aos algoritmos e aos filtros em toda a internet, e sobre a utilização da mesma internet como meio de se comunicar com os amigos. Entretanto, esta produção não permitiu tocar no tema do marco civil da Internet e da chamada: Lei da Privacidade, que não contemplaram em suas pautas as novas modalidades de infração citadas, já que o tema não era a chamada fake News.

Os estudantes responderam a noventa questões nas áreas de Linguagens e Códigos e na de Ciências Humanas.

São diversos sites publicando atualizações a cada instante. Aqui estão duas fontes atualizadas sobre as demais informações e o gabarito: G1 e Revista Veja.

Paulo Henrique dos Santos

Related Post



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *