Enem Digital – Novidades para 2020





Novidade no ENEM será oficializada no próximo ano de 2020. O Enem Digital será ministrado nos dias 11 e 18 de outubro de 2020.

O processo de Exame Nacional de Ensino Médio será estruturado em uma versão inteiramente digital desta prova anual, a partir do ano de 2020. Esta notícia, quase arrebatadora, se deu desde a parte da manhã da última quarta-feira, dia 3 deste incipiente mês de julho, durante oficial coletiva de imprensa, na qual se pronunciou o atual ministro da Educação e o próprio presidente do Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais, ou Inep.

Está sendo preparada uma enquete para que as pessoas, depois de informadas, possam opinar sobre o Enem Digital.




A meta dos gestores do Ministério da Educação e da Cultura, o MEC, está em ministrar uma espécie de versão piloto desta prova digital, da qual participarão cerca de 50 mil estudantes, sendo o Enem de 2020. A finalidade do ministério está em até o ano de 2026, e a partir dele, dispensar totalmente a versão impressa e ministrar apenas a versão eletrônica das provas do Enem.

Portanto, esta primeira edição das provas do Enem Digital será ministrada nos dias 11 e 18 do mês de outubro do próximo ano de 2020. Os acadêmicos participarão destas provas nos colégios e universidades em 15 capitais brasileiras.


Segue a lista das cidades:

Cidade de Belém / PA; cidade de Belo Horizonte / MG; na Capital Federal – Brasília / DF; cidade de Campo Grande / MS; cidade de Cuiabá / MT; cidade de Curitiba / PR; cidade de Florianópolis / SC; cidade de Goiânia / GO; cidade de João Pessoa / PB; cidade de Manaus / AM; cidade de Porto Alegre / RS; cidade de Recife / PE; cidade de Rio de Janeiro / RJ; cidade de Salvador / BA e na cidade de São Paulo / SP.

Conforme os dados fornecidos pela própria presidência do Inep, todos os acadêmicos das capitais citadas, no ato de cadastro para o Enem de 2020, poderão terão chance de escolher entre a prova digital e a prova impressa.

Sobre as vantagens, em termos de redução dos custos:

De acordo com o próprio Ministério da Educação e da Cultura – MEC, a meta está em fazer o Enem Digital seguir o mesmo rumo das demais nações que ministram provas digitais de modo a reduzir os custos em papel, tinta e descarte.

Como funcionará a realização das provas do Enem digital?

De acordo com dados do Inep, a companhia contratada para ministrar as provas digitais do Enem estará incumbida de providenciar todos os computadores e demais equipamentos necessários á realização das provas eletrônicas.

Portanto, sendo provas online, o Enem Digital de 2020 será efetuado em estabelecimentos específicos, que contam com uma estrutura própria para receber esses computadores.

Sobre a estrutura das provas:

Todas as questões das provas digitais serão distintas das provas impressas, contudo, terão o mesmo grau de profundidade e dificuldade, levando em conta a chamada “Teoria de Resposta ao Item” ou TRI. Portanto, o Enem Digital poderá proporcionar aos estudantes a utilização de novas modalidades de questões, incluindo alguns vídeos; os infográficos e até games.

Sobre as alterações nas provas:

As provas deste próximo Enem Digital, edição de 2020 e as provas do Enem Tradicional, impressas, serão mantidas com o mesmo formato ministrado. As questões versam sobre: matéria de Ciências Humanas; sobre Linguagens e Códigos; sobre Ciências da Natureza; sobre Matemática e prova de Redação. Entretanto, o departamento do Inep pretenderá, mais para frente, operar algumas alterações necessárias no exame, porém, de modo gradativo, no sentido de adaptar-se aos intitulados "itinerários formativos".

Por Paulo Henrique dos Santos

Enem Digital 2020



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *