Estudar na Alemanha – Tipos de Bolsas de Estudo




Confira aqui os tipos de bolsas de estudo ofertados na Alemanha.

Muitos estudantes, ao longo de sua carreira acadêmica, passam a considerar as possibilidades de cursar semestres de estudos ou até mesmo uma graduação inteira em outros países do mundo. E o entusiasmo não é à toa: muitos países oferecem grandes oportunidades de intercâmbios com bolsa para as melhores universidades do mundo. Um desses países é a Alemanha, que conta com instituições de alta qualidade e gratuitas. Se você almeja uma oportunidade como essa, continue lendo e descubra três diferentes tipos de bolsa de estudos que podem te levar até a Alemanha para estudar.

– Bolsas oferecidas pelo governo alemão (DAAD)

A sigla corresponde ao Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (em alemão). No site da organização é possível obter informações sobre as diversas bolsas de estudos oferecidas pelo governo alemão e suas especificidades. As bolsas irão ter sua duração, valor, área de interesse e nível de escolaridade de acordo com a região e instituição a qual estão vinculadas. Além disso, é possível obter no site informações sobre bolsas oferecidas por organizações externas.


– Bolsas oferecidas por organizações não governamentais e agências

Algumas organizações possuem objetivos específicos e, para atingi-los, oferecem bolsas para estudantes estrangeiros. Um exemplo é a Fundação Heinrich Böll, que disponibiliza para os estudantes financiamentos para programas de doutorado, pós-graduação e graduação.

Para se inscrever basta seguir os passos online no site oficial da instituição, lembrando que as inscrições ocorrem duas vezes por ano. É importante ressaltar que as bolsas contemplam todas as áreas de estudo, mas devido os princípios da associação, o foco principal para o tema de pesquisas costuma girar em torno de direitos humanos, sustentabilidade, democracia e ecologia.

– Bolsas de estudos oferecidas por universidades alemãs

As universidades alemãs não ficam de fora ao auxiliar estudantes estrangeiros que buscam a oportunidade de estudar na Alemanha. Há tanto bolsas, como financiamentos que buscam auxiliar o estudante a custear suas despesas no país.


Um dos maiores exemplos de universidades que oferecem esse auxílio é a RWTH Aachen University, que está entre as 100 melhores universidades do mundo. As bolsas são oferecidas para diversas áreas contempladas pelos cursos disponíveis na universidade, sendo eles: Engenharia Mecânica, Ciências Naturais, Matemática, Ciências Sociais, Engenharia da Computação, Engenharia Civil, Arquitetura e Medicina.

Não perca a chance de obter uma experiência única visitando outro país e entrando em contato com diferentes culturas. Visite os sites oficiais das instituições para maiores informações.

Carolina B.



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *