FIES 2018/1 – Edital e Inscrição



Interessados podem se inscrever até o dia 28 de fevereiro de 2018.

Se você gostaria de realizar um curso universitário e não possui condições para arcar com seus custos, você já deve saber que o FIES, que é o Fundo de Financiamento Estudantil possibilita a milhares de estudantes o ingresso em diversos cursos universitários, podendo pagar seus custos somente após a sua graduação.

Desse modo, o MEC, que é o Ministério da Educação, acaba de publicar no Diário Oficial da União, o Edital do FIES referente ao primeiro semestre deste ano de 2018. A publicação aconteceu nesta última sexta-feira, dia 16 do mês de fevereiro.



Segundo informações do documento, as inscrições serão realizadas por meio da internet, sendo o período previsto para a realização das inscrições os dias que vão de 19 a 28 do mês de fevereiro de 2018.

O governo pretende disponibilizar 310 mil vagas novas, sendo que 100 mil delas serão com juros zero, já o restante será para oferta de bolsas parciais.

A inscrição no FIES é permitida para quem realizou o Enem, que é o Exame Nacional do Ensino Médio em alguma das edições do exame desde o ano de 2010 e que tenham obtido uma média superior a 450 pontos e não ter zerado a redação.



De acordo com o edital do FIES, aqueles estudantes que possuam renda familiar de no máximo cinco salários- mínimos brasileiros mensais. Contudo, quem possuir um rendimento mensal que vai de três a cinco salários mínimos, pode fazer a sua inscrição somente na modalidade intitulada P-FIES.

Assim, para que a inscrição seja efetivada o candidato deve informar corretamente seus dados pessoais e de seu grupo familiar. Também é necessário que o grupo de preferência seja definido. No ato da inscrição o estudante deve informar três cursos que gostaria estão entre suas opções, ordenando estes de acordo com as suas prioridades. Até o término do prazo de inscrições o candidato pode realizar alterações nesse quesito de opções de cursos. Contudo, quando o prazo se encerrar o sistema irá considerar a última alteração realizada.

Feito isto os estudantes devem aguardar pela divulgação dos resultados que está prevista para o dia 05 do mês de março. Haverá uma única chamada.

Quem se inscrever pelo P-FIES poderá conferir o resultado no dia 12 do mês de março. Nesta categoria é permitido que aqueles que não foram convocados manifestem interesse pela lista de espera, cuja manifestação deve se realizar a partir do dia 06 do mês de março, até o dia 30 do mesmo mês.

Desse modo, aqueles candidatos que forem selecionados devem acessar o site http://sisfiesportal.mec.gov.br/ e assim concluir suas inscrições, validando seus dados na CPSA, que é a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento, em um prazo de até dez dias.

Também é necessário que o estudante compareça a um Agente do FIES, em um prazo de até 20 dias, apresentando a documentação que está determinada no edital do programa, para assim a contratação do financiamento se formalizar.

No ano de 2017 foi anunciado pelo governo federal mudanças no programa. Dentre elas está a criação de faixas de financiamento que são três, para beneficiar diferentes grupos, o FIES 1-Fundo Garantidor, FIES 2- Regional e o FIES 3- Desenvolvimento. Saiba mais abaixo:

– FIES 1 : São 100 mil vagas com juros zero e prestações de até 10% do valor da renda da família, que deve ser de nos máximo três salários por pessoa.

– FIES 2: são 150 mil vagas destinadas as regiões Norte, Centro-oeste e Nordeste, com taxas de juros variáveis e voltado para pessoas com renda de família de até 5 salários por pessoa.

– FIES 3: São 60 mil vagas destinadas as regiões do Centro-Oeste, Norte e Nordeste, com taxas de juros variáveis e também destinados a candidatos com renda familiar de no máximo 5 salários por pessoa.

Não deixe de fazer a sua inscrição no FIES 2018 primeira edição. Consulte o edital.

Sirlene Montes





Postar Comentário