Fies 2019-1 – Inscrições Abertas




Inscrições do Fies 2019-1 ficam abertas até o dia 14 de fevereiro de 2019.

Boa notícia para os estudantes de nível médio. Já está aberto o período de inscrição de participação no Fundo de Financiamento Estudantil, ou Fies, edição de 2019 – 1. Deste o dia 7 de fevereiro é possível a todos os estudantes se cadastrarem.

Todos os interessados poderão cadastrar inscrições, as quais serão recebidas até às 23h59 do dia 14 deste mesmo mês. Todo candidato, portanto, deverá comprovar sua participação no Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, a partir do ano de 2010, apresentando a média padrão de 450 pontos e uma nota acima de zero, na parte da redação. Estes são requisitos obrigatórios, cobrados em todas as modalidades do programa Fies, e do Fies Fundo Garantidor; de Juros Zero e do P-Fies.


Conforme os dados registrados no site oficial, todos os candidatos poderão reservar até três opções de cursos, no ato de inscrição neste próximo Fies ou no P-Fies, observando o perfil de cada participante e as suas preferências.

Sobre as modalidades do Fies 2019 – 1, seguem as informações:

As normas a serem seguidas sob a diferentes modalidades do programa Fies podem ser conferidas a seguir, para que cada estudante possa ser orientado em qual delas se encaixar:

O Fies Fundo Garantidor de Juros Zero, com oferta de 100 mil vagas para este ano de 2019. Neste caso, este programa está voltado aos estudantes dentro da renda familiar com até três salários mínimos por membro. Esta modalidade é a de juros zero, sendo operada conforme a correção na inflação. Sua abrangência é em escala nacional, sendo realizado por meio do Fundo Garantidor, do Tesouro Nacional. Será realizada uma chamada regular, além da lista de espera. Os pré-selecionados deverão complementar via online, entre os dias 26 de fevereiro e 7 de março.


O P-Fies está ofertando cerca de 450 mil, nesta edição de 2019, conforme o MEC. esta parte do programa está voltada para os estudantes cuja renda familiar esteja em até cinco salários mínimos por membro. Os juros serão definidos por meio dos bancos parceiros. Este programa abrange, com prioridade, a região Centro-Oeste; o Nordeste e o Norte. Esta parte do fies é mantida pelos Fundos Regionais, haverá apenas uma chamada regular, não existindo uma lista de espera, neste caso, e não exige a complementação online, normalmente destinada os pré-selecionados.

Os cursos com prioridade de preenchimento, de acordo com o que define o Ministério da Educação, MEC, são os seguintes:

Nas áreas de Saúde; de Engenharia e Computação e na de licenciaturas; de Pedagogia e do Normal Superior, sendo equivalente a 60% das vagas.

A outra parte do programa dá prioridade às outras regiões atendidas, focando nas mesorregiões, que apresentam um menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal. Deste modo, serão beneficiados Estados do Norte e Nordeste.

Todos os resultados do Fies, para as duas modalidades do programa, o Fies e o P-Fies, serão divulgados no dia 25 de fevereiro. No caso dos estudantes pré-selecionados para o Fies Juros Zero, será necessário complementar as informações por meio do site, entre os dias 26 de fevereiro e 7 de março, em seguida, comparecer com a documentação nas instituições de ensino superior. O P-Fies não necessita de complementação das informações via online.

Todos os estudantes pré-selecionados, independente da modalidade em que estejam inseridas, deverão comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e de Acompanhamento, o CPSA, da própria instituição de ensino em que a vaga está disponível, para análise da documentação. O passo seguinte será um prazo de 10 dias para comparecerem aos bancos conveniados ao Fies e ao P-Fies, no sentido de firmar a contratação de financiamento.

Por Paulo Henrique dos Santos

 Fies 2019



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *