FIES 2019 – Inscrições para o Primeiro Semestre




Inscrições poderão ser feitas até o dia 14 de fevereiro de 2019.

Estão abertas a partir de hoje, dia 07 de fevereiro, as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os interessados em receber o empréstimo para pagar mensalidades de graduações em cursos oferecidos por instituições privadas terão até o dia 14 de fevereiro para se inscrever no programa do Governo Federal.

A seleção terá seu resultado divulgado no dia 25 de fevereiro.


Inscrições

A inscrição dos candidatos deverá, como nos anos anteriores, ser feita através da internet. O endereço para cadastro é o http://fiesselecao.mec.gov.br/. O estudante irá preencher seus dados, indicando o curso desejado, bem como a instituição de ensino privada e o turno de preferência. É possível registrar mais três possibilidades de graduação.

Atualmente, o Fundo de Financiamento Estudantil possui duas modalidades:

– O P-Fies, que é destinado a alunos com renda familiar per capita que varia entre três e cinco salários mínimos. Nesta modalidade, que não possui limite de vagas, os juros do financiamento variam de acordo com os bancos;


– O Fies, por outro lado, destina-se a alunos de famílias com renda mensal per capita de no máximo três salários mínimos. São 100 mil vagas anuais para esta modalidade, que conta com juro zero no financiamento.

Para ambas as modalidades é preciso ter obtido nota 450 (no mínimo) no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Também é necessário não ter recebido nota 0 na redação do mencionado exame.

Em relação ao P-Fies, houve uma mudança significativa em relação às convocações de 2018. No ano passado, a convocação era feita por ordem classificatória. Neste ano, porém, os alunos serão convocados de acordo com a ordem de inscrição. Portanto, aos interessados é interessante agilizarem suas inscrições, para evitar uma convocação tardia que poderá atrapalhar seu cronograma de estudos.

Critérios de seleção no Fies

A modalidade mais cobiçada do Fies, que aceita alunos oriundos de famílias com renda per capita mensal de até três salários mínimos, segue classificando os alunos de acordo com a nota obtida no Enem. A preferência é dada aos candidatos que (pela ordem):

– Não concluíram o ensino superior e não foram beneficiados pelo Fies;

– Não concluíram o ensino superior, mas já tiveram o financiamento anteriormente, estando com a dívida quitada

– Já concluíram uma graduação, tendo obtido financiamento estudantil na ocasião. A dívida também deve estar quitada.

No caso de empate, a ordem de classificação é estipulada seguindo os seguintes critérios:

1) maior pontuação na redação;

2) maior pontuação obtida na prova de linguagens;

3) maior pontuação obtida na prova de matemática;

4) maior pontuação na prova de ciências da natureza;

5) maior pontuação na prova de ciências humanas.

Não podem participar do Enem candidatos que estão com financiamento vigente. Também é vetado o ingresso de candidatos inadimplentes, seja com o Fies ou com o Programa de Crédito Educativo. O candidato poderá participar assim que regularize sua situação.

Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) 2019 divulgou na quarta-feira, dia 06 de fevereiro, a lista dos aprovados. Os candidatos podem acessar a lista no site www.siteprouni.mec.gov.br/.

Os aprovados devem se apresentar nas universidades em que conquistaram a vaga com os documentos solicitados para realizar a matrícula. O período para entrega da documentação se encerra no dia 14 de fevereiro.

A segunda chamada do Prouni está prevista para o dia 20 de fevereiro. A entrega dos documentos para os aprovados na segunda chamada ocorrerá entre os dias 20 e 27 de fevereiro.

Por fim, os não selecionados poderão aderir à lista de espera. Isso deverá ser feito entre os dias 07 e 08 de março, com resultado previsto para divulgação no dia 11 de março.

Em 2019, o Prouni recebeu cerca de 950 mil candidatos. São ofertadas mais de 243 mil vagas, maior número desde que o programa foi criado, em 2004.

Por Luís Fernando Santos



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *