Hora do Enem – Novo site do MEC ajuda a Estudar para as Provas do Enem




Plataforma disponibiliza videoaulas gratuitas com assuntos preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio.

O Enem tornou-se uma maneira de entrar na faculdade, seja usando a nota para auxiliar no desempenho do vestibular ou para concorrer às vagas destinadas ao Sisu. Seja como for, estudantes do ensino médio e pessoas que querem ter a oportunidade de fazer uma graduação estão se inscrevendo na prova, para poder conquistar a sonhada vaga.

A concorrência é grande e o sonho só é realizado se a nota no Enem for boa. Assim, é necessário estudar muito para garantir o bom desempenho. Embora diversas pessoas tenham a oportunidade de fazer um cursinho específico, isso não acontece com todos. É por isso que o Ministério da Educação criou uma plataforma totalmente gratuita para auxiliar os estudos de quem vai concorrer ao Enem.


Ela começou a operar no dia 5 de abril de 2016 e já tem mais de 90 mil inscritos. Ao todo, foram quase 700 mil acessos de pessoas que querem aproveitar a oportunidade para aprender e se dedicar aos estudos.

A maioria dos que já entrou no site têm entre 18 e 24 anos de idade. Além disso, 61% das pessoas preferiram acessar pelo computador e 68% dos acessos foram feitos pelo público feminino. O sudeste teve grande participação até o momento, sendo que São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais foram os com mais acessos. No sul o destaque fica para o estado do Paraná.

O “Hora do Enem” pode ser usado por estudantes das mais diferentes idades, independentemente de estudar em escola pública ou particular.


Além da plataforma virtual, o Hora do Enem vai transmitir, através da TV Escola e outras emissoras parceiras, programas educativos que também ajudarão nos estudos. Toda segunda-feira o estudante contará com aulas gratuitas de matemática. Já nas terças é hora de estudar ciências humanas. Quarta é dia de linguagens e quintas de ciências da natureza. Por fim, na sexta o assunto é redação.

Enquanto isso, na plataforma virtual é possível ter acesso aos planos de estudos, simulados e videoaulas. São 600 videoaulas de diferentes temas disponibilizas gratuitamente e o plano de estudo pode ser montado individualmente, garantindo a melhor adequação ao horário e às necessidades de cada estudante. Para aproveitar entre no site http://tvescola.mec.gov.br/tve/serie/hora-do-enem.

Por Milena Godoy



40 comentários em “Hora do Enem – Novo site do MEC ajuda a Estudar para as Provas do Enem

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *