Inscrições para o Sisu 2015




Começou na segunda-feira, dia 19 de janeiro de 2015, as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, que é o único modo de acesso a algumas universidades públicas que utilizará a nota do ENEM 2014. Logo no primeiro dia, o sistema já registrou mais de 1,2 milhão de inscritos.

No ano passado, esse número foi ligeiramente menor, com 1,05 milhão de candidatos, mas os alunos terão até o dia 22 de janeiro para se inscreverem.


Os estudantes que almejam uma tão sonhada vaga em uma universidade que utiliza o ENEM como forma de ingresso terão que escolher dentre as opções disponibilizadas no site. Além de escolher o curso e o lugar onde pretende estudar, o estudante também selecionará se participará de ampla concorrência ou entrará em algum sistema de cotas.

Estão excluídos de participar desse sistema de seleção os candidatos que obtiveram nota zero na redação do ENEM 2014, já que esse é um dos critérios de exclusão do concurso e foi bastante discutido para essa edição do exame.

Vale lembrar que mesmo quem já fez suas escolhas poderá mudar até o último dia de inscrições, que será na quinta-feira (22), porém existe um histórico do site ficar fora do ar nos últimos momentos em que o sistema está aberto. A partir do segundo dia de inscrições, o estudante poderá ver a atual nota de corte para o curso na instituição escolhida, a sua posição na lista, porém é apenas uma média, já que o resultado final só sairá após o término das inscrições.


Para o ano de 2015, o Sisu ofertará 205.514 vagas, em 5.631 cursos de 128 universidades. De acordo com a Lei das Cotas, essa edição já contará com 37,5% das vagas destinadas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas. Porém, algumas instituições já adotarão 50% das vagas para esses alunos na edição de 2015.

O resultado da primeira chamada nas universidades acontecerá no dia 26 de janeiro, segunda-feira.

Por Rannier Ferreira Mendes



1 comentário em “Inscrições para o Sisu 2015

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *