Inscrições Prouni 2019 – 1º Semestre




Inscrições podem ser feitas até o dia 3 de fevereiro de 2019.

Este é um momento de muita aflição, tanto para os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), quanto para suas famílias, pois abriu na madrugada da última quinta-feira (31), as inscrições para a primeira edição do ano do Programa Universidade Para Todos (Prouni), que é aberto no início e no meio do ano.

Este ano, o Prouni teve recorde no número de bolsas abertas para os candidatos às vagas, contando com 243.888 bolsas de estudo em universidades privadas em todo o Brasil. E dentre estas, 116.813 são bolsas integrais e 127.075 são parciais, que foram disponibilizadas por 1.239 faculdades espalhadas pelo país.


Lembrando que para se candidatar, é necessário ir ao site do programa e inscrever-se, tendo até o domingo (3) para isso.

As datas que haviam sido divulgadas anteriormente pelo Ministério da Educação dos programas Sisu, Prouni e Fies, foram alteradas em razão da instabilidade que o sistema do Sisu 2019 estava apresentando, portanto, é importante ficar atento.

Cronograma Prouni 2019

É sempre importante ficar atento às datas quando se trata de programas assim como o Prouni, pois assim o candidato não corre o risco de perder a sua vaga em função da não apresentação de documentos ou qualquer outra falha na leitura do cronograma.


O início das inscrições é no dia 31 de janeiro, tendo seu encerramento em 3 de fevereiro, então neste período os candidatos devem se encaminhar ao portal do Prouni para fazer sua inscrição.

A primeira chamada daqueles que passarem se dará logo no dia 6 de fevereiro e a entrega dos documentos para que seja efetivada a matrícula deve ser feita entre o dia 6 e 14 do mesmo mês.

Depois há a segunda chamada que acontece no dia 20 de fevereiro e desde esta data até o dia 27 os candidatos deverão se apresentar na faculdade para entregar os documentos da matrícula.

Entre os dias 7 e 8 de março, aqueles que não passaram na primeira ou segunda chamada, poderão estar colocando seus nomes na lista de espera, cujo resultado sairá no dia 11 de março.

É muito importante estar atento tanto ao portal, quanto às listas divulgadas pelas faculdades nestes dias, porque muitas pessoas acabam perdendo a oportunidade por não verificarem as últimas notícias liberadas pela instituição à qual se inscreveram.

E também não se esqueça de participar da lista de espera se for o seu caso, porque muitos acabam desistindo por pensar que não têm chances de passar e, por este mesmo motivo, outros que estavam em posições não favoráveis, costumam ser alavancados.

O que é o Prouni e quem pode se inscrever?

O Programa Universidade para Todos tem como função disponibilizar bolsas parciais e totais em todo o país, que são liberadas por instituições de ensino superior privadas. E para participar do programa é utilizada a nota que o candidato obteve no Exame Nacional do Ensino Médio.

Contudo, existem alguns requisitos que os candidatos devem se enquadrar para ter direito às bolsas, como o requisito de renda, pois para bolsas integrais a renda familiar bruta mensal per capita deve ser de no máximo 1,5 salário mínimo, enquanto para bolsas parciais, esse valor sobe para 3 salários mínimos.

Além disso, o candidato precisa, necessariamente, preencher um dos seguintes requisitos:

  • ter feito todo o ensino médio em escola pública
  • ter sido bolsista integral durante todo o ensino médio em uma instituição de ensino privada
  • ter feito o ensino médio parcialmente em uma instituição de ensino privada, mas na condição de bolsista integral durante o período
  • ser portador de alguma deficiência
  • ser professor do corpo docente permanente de uma escola pública, sendo que neste caso não é aplicado o fator de renda familiar.

Marcio Augusto Veloso Filho



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *