Locais de Prova do Vestibular IFPR 2018




Confira aqui os locais de prova do Vestibular IFPR 2018.

Conforme divulgado pelo IFPR (Instituto Federal do Paraná), os participantes do Vestibular 2018 para ingressar nos cursos superiores de bacharelado e tecnologia, na categoria presencial, já podem consultar os seus locais de prova. O processo seletivo será realizado em diversas cidades do Estado, sendo necessário estar atento à data, local e horários que devem ser cumpridos.

Para consultar o local de prova do vestibular, o candidato tem que acessar o site da instituição, selecionar o a aba ‘’Processo Seletivo 2018’’ e baixar o arquivo com todos os endereços nas cidades em que o exame será realizado. Confira abaixo como consultar o seu local de prova para o Vestibular IFPR 2018!


Cidades em que o vestibular acontecerá

O Vestibular IFPR 2018 vai acontecer no dia 19 de novembro de 2017, quando a prova será aplicada das 14h às 18h. A seleção será feita nas cidades de Curitiba, Cascavel, Assis Chateaubriand, Irati, Foz do Iguaçu, Jacarezinho, Ivaiporã, Palmas, Londrina, Paranavaí, Paranaguá, Umuarama, Telêmaco Borba e Pitanga. O exame vai ser realizado nos campus da instituição de ensino.

No dia da prova, os 5,2 mil participantes inscritos no vestibular terão que responder 50 questões objetivas, que compreendem os conteúdos de Língua Portuguesa, Língua Espanhola ou Inglesa, Química, Física, História, Biologia, Filosofia, Geografia e Sociologia. Além disso, o candidato também terá que produzir uma redação, cujo tema pode estar relacionado aos assuntos em voga na sociedade brasileira.

Orientações para o dia da prova

Além de estar bem preparado para realizar a prova e conquistar uma boa nota para ser aprovado, o candidato também deve tomar alguns cuidados para não perder o vestibular. Os portões dos locais em que o exame será realizado serão abertos das 12h30 e fechados pontualmente às 13h30. O ideal é que o participante chegue com antecedência para evitar possíveis transtornos até achar a sua sala.


A partir das 13h45, os vestibulandos dos cursos do IFPR devem estar dentro da sala de aula para que ocorra a autorização do início da prova. É necessário estar com o documento oficial de identidade com foto, apresentando boas condições de identificação, ter caneta esferográfica com ponta média com cor azul ou preta, obrigatoriamente fabricada em material transparente, lápis e borracha.

É importante ressaltar que o candidato deve estar dentro da sala antes do horário previsto, pois quando a porta for fechada não será mais possível entrar no local de prova, independentemente de ele estar dentro do recinto ou não.

Como será o vestibular

O Vestibular IFPR 2018 terá uma prova que irá avaliar os conhecimentos que os vestibulandos adquiriram no Ensino Médio. O processo seletivo está disponibilizando 27 vagas para o curso de graduação em Enfermagem, para o Campus Palmas. Para todos os demais cursos, há 40 vagas para cada área profissional.

Segundo o edital do vestibular, 60% das vagas serão reservadas para os participantes que cursaram o Ensino Médio de forma integral na rede pública, em cursos regulares ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou que obtiveram o certificado de conclusão por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Enceja), ou a partir de exames de certificação de competências ou de avaliação para jovens e adultos que tenham sido feitos através dos sistemas estaduais de ensino.

Após a realização da prova, os candidatos podem conferir o resultado da lista dos aprovados no dia 20 de dezembro de 2017. Quem passar no processo seletivo deve realizar a sua matrícula de 22 a 25 de janeiro de 2018. Estima-se que as chamadas complementares sejam realizadas até o mês de fevereiro. Os aprovados têm que se matricular nos campus da sua cidade, apresentando toda a documentação exigida.

Simone Leal



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *