Matemática – Assuntos mais cobrados no Vestibular





É preciso ter um plano de estudos bem estruturado para estudar para o vestibular. Para a disciplina de matemática alguns assuntos podem ser levados em consideração com maior dedicação por parte do estudante.

O vestibular é no fim do ano, mas muitos estudantes começam a se preparar desde janeiro. É muito importante ter um plano de estudos para seguir, com todos os conteúdos que precisam ser estudados.

Um dos conteúdos que os estudantes costumam errar mais é a matemática, e acertar uma grande quantidade de questões da disciplina pode ter um grande peso.




Confira aqui os temas de matemática mais cobrados no vestibular:

– Porcentagem: a porcentagem é muito cobrada e aparece em todos os vestibulares. Geralmente irá aparecer em um contexto de situação-problema, ou em matemática financeira.


– Equações de 1º e 2º grau: geralmente, os exercícios propõem um problema que poderá ser resolvido com uma equação. O estudante deve ter atenção em todos os dados que são fornecidos no enunciado, para que assim identifique seu “x” e consiga fazer a equação corretamente.

– Triângulos: os triângulos irão aparecer de diversas formas, incluindo questões de semelhança de triângulos e teorema de Pitágoras. Essas questões, em sua maioria, não serão tão contextualizadas e irão cobrar diretamente o conhecimento sobre o conteúdo. Os triângulos também aparecem na geometria analítica e espacial.

– Seno e cosseno: os teoremas do seno e cosseno estão aparecendo cada vez mais nos vestibulares. Podem não estar presentes em diversas questões, mas se o estudante os tiver claramente em sua mente poderá ganhar uma questão ou duas.

– Áreas: o cálculo de áreas pode aparecer de diversas maneiras. Como forma de auxílio, o estudante pode desenhar a figura em questão no problema, assim terá uma ideia visual e organizará melhor suas ideias.

– Volume: o cálculo do volume também irá aparecer. Poderá ser de forma contextualizada ou não e costumam ser questões mais complexas.

– Logaritmos e exponenciais: essas questões costumam exigir mais domínio prático do conteúdo. As questões teóricas irão cobrar o conhecimento das propriedades dos logaritmos.

– Funções trigonométricas: os alunos costumam apresentar dificuldades nessa matéria. Ela deve ser constantemente estudada e irá aparecer em problemas contextualizados que muitas vezes irão envolver oferta e procura.

– Probabilidade: essa é outra matéria que merece estudo constante. Pode acabar sendo uma das questões mais complexas da prova.

– Polinômios: a maioria das questões sobre polinômios não serão contextualizadas. Irão cobrar, na maior parte das vezes, os conceitos práticos, como: Teorema do Resto, Briot-Ruffini e as relações de Girard.        

Por Isabela Palazzo



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *