MecFlix – Site com Videoaulas para o ENEM




Portal é disponibilizado pelo Governo e faz parte do projeto \”Hora do Enem\”.

Quem pretende participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem mais uma funcionalidade gratuita para seus estudos: o MECFlix. Esta seria uma espécie de “Netflix” preparatório, em que candidatos podem ter acesso a diversos conteúdos relacionados às disciplinas cobradas na avaliação. A iniciativa faz parte do projeto “Hora do Enem”, que oferece planos de estudos personalizados e videoaulas sobre as disciplinas do Enem, de modo também gratuito. Ambos são oferecidos pelo governo federal e Ministério da Educação (MEC).

Como começar a usar o MECFlix

Para usar o MECFlix, é preciso a acessar o site da plataforma e clicar em “cadastre-se”. Nesse caso, será necessário preencher dados como: nome, e-mail e senha. Depois basta aceitar os termos de uso da página e selecionar a opção “registrar”. Com o perfil criado, as funcionalidades já estarão disponíveis para serem usadas.


Acessando videolaulas

Na página inicial da plataforma, os usuários podem acessar videolaulas, que são organizadas conforme as seguintes categorias: “Ciências Humanas e suas Tecnologias”, “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias” e “Matemática e suas Tecnologias”. No entanto, no topo da página também é possível localizar temas específicos, conforme a necessidade de cada pessoa. Isso ainda pode ser feito por meio de filtros de pesquisa, com temas específicos da plataforma. São mais de 1.900 videoaulas, criadas e publicadas por diversas equipes parceiras.

Funcionalidades da plataforma gratuita de estudos

Do mesmo modo que a Netflix, os usuários do MECFlix têm um perfil personalizado, em que podem salvar videoaulas de seu interesse e criar playslists. Os conteúdos disponibilizados também podem ser compartilhados com outras pessoas em redes sociais, como Facebook e Twitter. Há também uma seção em que é possível fazer comentários sobre as aulas assistidas. Segundo informações do site, após as futuras provas do Enem haverá gabaritos comentados por professores e especialistas de cada uma das áreas cobradas no exame.

Simulados Enem gratuitos online

Também haverá na plataforma simulados gratuitos online do Enem, que estarão disponíveis para alunos do 3° ano do Ensino Médio. Eles poderão realizar essas provas no período de quatro horas, nas seguintes datas: 13/08, 8/11 e 9/11.


Assim, será possível avaliar seu desempenho e se preparar melhor para as provas, que serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro de 2017.

Camilla Silva



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *