PIBIC está com as inscrições abertas





Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica é destinado a jovens estudantes universitários de qualquer curso que queiram ingressar na área da pesquisa e que visam se tornar professores

Estudantes universitários, que gostam de realizar pesquisas, já podem ficar felizes e preparar propostas inéditas. As inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, o PIBIC, estão abertas a desde quinta-feira, 16 de abril de 2015.

O PIBIC, que é um programa integrante do CNPq, já é tradicional nas universidades brasileiras. Dessa forma, ele é destinado a jovens estudantes universitários, de qualquer curso, que queiram ingressar na área da pesquisa, já visando que se tornem futuros professores.




As inscrições podem ser feitas de forma online pelos professores orientadores e devem conter os dados pessoais, projeto de pesquisa, além de uma série de documentos que podem ser acessados no edital do PIBIC.

Assim, é necessário ter um orientador que auxilie na produção do projeto de pesquisa e, futuramente, na pesquisa propriamente dita. Para participar do processo seletivo, que será dividido em duas etapas, primeiramente, é necessário que os candidatos sejam, portanto, estudantes de graduação. Assim, será realizada uma pré-seleção pelo Comitê Institucional de Iniciação Científica, nos dias 16 de maio a 14 de junho. A segunda fase será a seleção propriamente dita, a ser realizada entre 15 a 26 de junho deste ano. No entanto, nesta etapa, os projetos serão avaliados pelo Comitê Externo de Iniciação Científica, que será auxiliado por membros do CNPq, além de pesquisadores do Comitê Institucional de Iniciação Científica.


Caso tenha se interessado e queira se inscrever, acesso o site do Programa em www.cnpq.br/web/guest/pibic até o dia 13 de maio de 2015. Além de despertar o interesse nos alunos para a carreira acadêmica, o PIBIC quer que ocorra um diálogo maior entre estudantes de graduação e pós-graduação.

A bolsa de pesquisa tem duração de um ano e deverá iniciar em agosto de 2015. Os selecionados receberão uma bolsa-auxílio de R$ 400,00 e devem produzir artigos ao longo do ano.

Por Andréa Corneli Ortis



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *