Programa Universidade Para Todos 2019 – Inscrições





Foi publicado um novo edital, que divulga o Programa Universidade Para Todos, ou UPT. Essa iniciativa foi criada pelo governo do Estado da Bahia, que está disponibilizando em torno de 11.505 vagas.

Os preparativos para o vestibular 2019 já estão sendo realizados. Recentemente foi anunciado um novo programa, cuja meta está em tornar acessível as universidades ao máximo de estudantes.

Na última terça-feira, dia 16 de abril de 2019, foi publicado um novo edital, que divulga o Programa Universidade Para Todos, ou UPT. Essa iniciativa foi criada pelo governo do Estado da Bahia, que está disponibilizando em torno de 11.505 vagas. O cadastro de inscrição é inteiramente gratuito. O período de inscrições se dará entre o dia 23 de abril ao dia 2 de maio de 2019, somente por meio do Portal da Educação, no link: www.educacao.ba.gov.br.




Este novo programa de curso pré-vestibular está exclusivamente voltado aos estudantes que estão matriculados, neste ano de 2019, no 3º ano de Ensino Médio Regular, na rede estadual ou na rede municipal ou mesmos em modalidades integradas a estas. Também está reservado aos estudantes matriculados e já cursando o 4º ano da Educação Profissional integrada ao próprio Ensino Médio, neste mesmo ano, na rede estadual ou na rede municipal ou demais modalidades integradas, devendo ser todos egressos diretos do Ensino Médio estadual ou do municipal, no Estado da Bahia.

No momento do cadastro de inscrição, cada estudante terá obrigação de optar por uma só cidade, que será o local de realização e o turno em que deseja participar do curso intensivo. O formulário disponível, para cadastro, deverá ser preenchido de modo integral.


Cada estudante vestibulando deverá proceder do seguinte modo: portar e informar o código numérico de seu Cadastro de Pessoa Física, ou CPF, no sentido de elaborar e registrar a senha pessoal, que será de seis a oito dígitos. Desta feita, será efetivado o cadastro que garantirá ao estudante um acesso com nome de usuário ao endereço da inscrição.

Cada cadastro poderá ser alterado pelo estudante, conforme for necessária a atualização, sendo que tudo será feito dentro do sistema e em segurança. Os estudantes poderão, também, solucionar as possíveis dúvidas geradas, a respeito de todo esse processo, por meio do seguinte número de telefone: 0800 285 8000, durante o período que vai de segunda-feira a sexta-feira, entre as 8h30 e as 12h; e entre as 13h30 e as 18h. Outro meio de efetuar essa comunicação poderá ser via e-mail: upt@educacao.ba.gov.br.

O processo de seleção de estudantes candidatos será realizado por meio da avaliação dos resultados de testes de Língua Portuguesa e Matemática, que deverão ser divulgados por cada candidato no registro da própria inscrição. A relação oficial dos estudantes selecionados está previamente agendada para publicação a partir do dia 10 do mês de maio, de 2019, no mesmo Portal da Educação.

O período de matrícula se dará entre os dias 21 e 24 do mês de maio de 2019. Cada matrícula deverá ser efetuada no turno e no local que o próprio acadêmico escolheu para participar do curso. Cada candidato deverá portar os documentos exigidos, conforme o documento do edital, que incluem os necessários documentos pessoais e os documentos que registram o histórico escolar do Ensino Fundamental II e o Histórico Escolar do Ensino Médio. O início das aulas do curso está previsto para o dia 27 do mês de maio de 2019 e seguirão até dezembro deste mesmo ano, ou seja, até a véspera do vestibular.

Existem mais benefícios que este programa oferece aos estudantes da rede pública de ensino. Para a execução integral deste projeto de ensino serão selecionados em torno de 1.034 estudantes universitários, que cursam nas instituições universitárias parceiras, os quais atuarão como professores e como os monitores dos futuros vestibulandos.

Por Paulo Henrique dos Santos

Programa Universidade Para Todos



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *