Prouni 2018 – Bolsas de Estudo para o 1º Semestre



MEC libera consulta as vagas de bolsas de estudo do Prouni 2018 1º Semestre.

Depois de muita espera pelo resultado do Enem, estudantes de todo o Brasil finalmente tiveram a oportunidade de consultarem as vagas disponíveis para o Prouni, que é o Programa Universidade para Todos, em sua edição do primeiro semestre do ano de 2018.

O Ministério da Educação liberou o site para consulta dos estudantes na trade do dia 29 de janeiro, última segunda-feira.



A espera foi grande, pois são milhares de estudantes que almejam por meio deste programa a conquista de vagas em cursos universitários de instituições de ensino superior particulares. Os selecionados pelo programa recebem bolsas de estudo que podem ser parciais e também integrais.

Assim, os candidatos devem se inscrever no programa a partir do dia 06 do mês de fevereiro.

A inscrição deve ser realizada por meio da internet, no endereço eletrônico http://prouniportal.mec.gov.br.



De acordo com informações do MEC, serão disponibilizadas somente neste semestre o total de 242.987 vagas em quase 3 mil instituições de ensino superior particular. Desse total de vagas, 113.863 serão integrais e 37.600 serão para cursos na modalidade à distância. Já o total de 129.124 são para a oferta de bolsas parciais.

Quem desejar se inscrever no Prouni, precisa atender a alguns requisitos ou ao menos a um dos requisitos descritos a seguir:

– Ter realizado todo o ensino médio em escolas que pertencem à rede pública de ensino;

– Ter realizado todo o ensino médio em escola que pertence ao setor privado, contudo na condição de bolsista integral;

– Ter realizado parte do ensino médio em escola que pertença a rede pública de ensino e a outra parte do ensino médio em escola que pertença ao setor privado, contudo na condição de aluno portador de bolsa de estudos;

– Ser portador de alguma deficiência;

– Ser professor atuante da rede pública.

Os candidatos que são beneficiados com bolsas integrais do Prouni geralmente são aqueles que possuem uma renda familiar bruta e mensal que não ultrapasse o número de 1,5 salário por pessoa do grupo familiar.

Por sua vez, as bolsas parciais são concedidas a candidatos que possuam uma renda mensal familiar bruta que seja menor que 3 salários por membro da família.

Os estudantes podem fazer até duas inscrições, ou seja, se inscrever em duas instituições de ensino superior particular, escolhendo também local a ser cursado, o curso e seu turno e o tipo de bolsa ideal para a sua situação financeira.

Veja abaixo o calendário do Prouni do ano de 2018:

– Período de abertura das inscrições: a partir do dia 06 do mês de fevereiro;

– Encerramento das inscrições: dia 09 do mês de fevereiro;

– Data da 1ª chamada: dia 12 do mês de fevereiro;

– Data da 2ª chamada: dia 02 do mês de março;

– Declaração de interesse para a lista de espera: entre os dias 16 do mês de março e 19 do mesmo mês;

– Verificação das instituições de ensino sobre a lista de espera no sistema: dia 20 do mês de março;

O Prouni é um programa criado pelo Governo Federal que todos os anos possibilita a milhares de estudantes o ingresso em cursos universitários de instituições particulares de todo o país. Esses jovens, se não fosse por esse programa, talvez jamais teriam acesso ao ensino superior em instituições de ensino superior do setor privado.

Sendo assim, se você realizou o Enem no ano passado, atende aos requisitos do programa e gostaria de realizar um curso universitário, não deixe de realizar a sua inscrição na data prevista e ter a oportunidade de realizar um curso que poderá mudar a sua vida, contribuindo para um futuro de qualidade.

Sirlene Montes





Postar Comentário