Prouni 2018 – Inscrições Abertas para o 2º semestre




Inscrições seguem abertas para o Prouni 2018.

As inscrições para o 2º semestre de seleção de vagas para o Prouni 2018 foram abertas.

Sabe-se que, nesse programa criado pelo Governo Federal, são ofertadas cerca de aproximadamente 175 mil vagas no ensino superior em bolsa de estudos. Dessa forma, para garantir a participação no Prouni, é necessário que o candidato tenha efetuado no Enem 2017 uma média de 450 pontos, no mínimo.


Se o leitor deseja saber mais sobre o Prouni e participar ou conhece alguém que possui esse interesse, não deixe de conferir as informações abaixo, pois elas podem ir de auxílio na hora de tentar uma vaga por meio desse processo de seleção.

Para quem não sabe, o Programa de Universidade para Todos, ou seja, o Prouni, foi desenvolvido pelo Governo Federal por meio do Ministério da Educação. Nesse sentido, desde 2004, o ME vem ofertando bolsas de estudos sejam elas integrais ou parciais. Isto é, em casos como este, o participante precisa preocupar-se em pagar pelo menos metade do valor da mensalidade determinada pela faculdade. Nesse contexto, é possível utilizar o Prouni, para conseguir vagas em instituições particulares, focadas em educação de nível superior. Desse modo, são contempladas por esse benefício estudantes de nacionalidade brasileira que não possuem diploma de nível superior.

O Prouni garante a bolsa tanto cursos de graduação quanto sequenciais, que visam à formação específica.


Agora que já sabe o que é o Prouni, é importante deixar claro quem são aqueles que podem participar do programa e, portanto, inscrever-se para concorrer a uma das vagas com bolsa de estudo.

Para realizar a inscrição para o Prouni desse segundo semestre do ano de 2018, a primeira regra é clara: os candidatos interessados a participar não podem possuir diploma de nível superior. Essa foi uma forma do Ministério da Educação, de garantir que as oportunidades ao acesso à educação sejam melhor distribuídas entre a população brasileira que ainda não teve a chance de integrar-se ao ensino superior e, dessa forma, tornar mais democrático esse tipo de conhecimento.

Somado a isso, o candidato deve ter realizado o Enem 2017, isto é, o Exame Nacional do Ensino Médio e obtido uma média mínima de 450 na pontuação final, além de não ter obtido nota zero na prova de redação.

Vale ressaltar que as bolsas integrais devem ser destinadas à candidatos que possuem uma renda familiar bruta por mês, de no máximo, um salário e meio por cada pessoa da família. Por outro lado, as bolsas parciais são para participantes em que há no mínimo três salários mínimos por cada membro familiar. Além dessas regras, é necessário que o candidato satisfaça a, no mínimo, uma das condições estipuladas a seguir: possuir deficiência; cursar o ensino médio e em escolas da rede pública; cursar o ensino médio em instituições particulares, porém, como estudante de bolsa integral; cursar parte do ensino médio em rede pública e a outra parte em rede privada, porém, contando com bolsa de estudo integral; professores da rede pública que desejam concorrer por vagas em outros cursos focados em licenciatura.

Portanto, se está interessado em participar do Prouni, basta acessar ao seguinte endereço eletrônico do programa: www.prouni.com.br. É necessário estar atento ao prazo de inscrição, que começa no dia 26 de junho, terça-feira, e se estende até a sexta-feira, dia 29 de junho.

O Prouni é uma chance para que jovens que não tiveram condições de adentrar a uma instituição federal, de garantir uma vaga em uma rede privada. O programa visa beneficiar especialmente o aluno não tem como arcar com a mensalidade, seja ela integral ou, até mesmo, parcial.

Nos últimos anos, os números de participantes têm aumentado. Como já foi ressaltado anteriormente, em 2018, há uma oferta de quase 175.000 bolsas de estudo.

Por Ana Paula Oliveira Coimbra



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *