Prouni 2019 – Como concorrer às bolsas de 100%





Inscrições para concorrer as bolsas do Prouni do segundo semestre de 2019 acontecem nos próximos dias 11 e 14 de junho de 2019.

O Prouni é um recurso muito buscado por jovens e adultos que não tem condições financeiras de arcar com os altos custos de uma Universidade particular e não conseguiram ingressar em uma universidade pública. O programa do Governo Federal financia esses cursos com bolsas totais de 100% e também de 50%. São os mais variados cursos de graduação superior bancados pelo Prouni, inclusive até os cursos mais concorridos nos vestibulares e os mais caros em uma universidade particular, como medicina, administração, engenharia, direito, entre outros.

O Prouni é uma forma de fazer o curso superior sem pagar nada ou pagando parcialmente a mensalidade da graduação superior. No entanto, para ingressar em uma Universidade privada sem ter que arcar com os altos custos da mensalidade é preciso seguir algumas regras e realizar alguns procedimentos que foram estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC).




Quais são os critérios para concorrer no Prouni à bolsa de 100%

Foi definido pelo MEC que para as bolsas integrais ou de 100% do Prouni a renda mensal familiar bruta deve ser de até um salário mínimo e meio por pessoa (R$1.497,00 renda bruta por pessoa). Para se candidatar às vagas o candidato deve ainda fazer a edição mais atual do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e ter tirado nota maior que zero em redação e uma nota média igual ou superior a 450 pontos nas provas objetivas. Deve ainda o candidato ter feito o ensino médio (2º grau) em escola da rede pública. No entanto, podem participar também quem estudou em uma escola particular como bolsista integral.

Vagas de bolsa de estudo do Prouni com ofertas todos os semestres do ano

As vagas dos Prouni são ofertadas todos os semestres (veja abaixo as próximas inscrições). Para candidatar as bolsas devem principalmente ficar atentos em relação ao cronograma que todos os semestres é divulgada pelo MEC com as datas que abrem e fecham as inscrições.


As inscrições gratuitas ocorrem geralmente nos meses de janeiro e junho de todos os anos. Os candidatos devem se escrever exclusivamente pela internet no site do Prouni.

No primeiro semestre deste ano de 2019 o Prouni concedeu 242.987 vagas em bolsas, em 2.976 instituições de ensino, sendo o maior número de Bolsas de Estudo da história.

Inscrições do Prouni para bolsas de estudo do segundo semestre de 2019

O MEC divulgou o Edital para o segundo semestre de 2019 com as Bolsas de Estudo do Prouni. As bolsas de estudos são válidas para este segundo semestre de 2019, na qual estão sendo ofertadas pelo menos 100 mil vagas com bolsas de estudo de 100% e 50%. São vagas para cursos como Medicina, Letras, Engenharia, Direito, Administração, Psicologia, Jornalismo, entre tantos outros diversos cursos de graduação superior.

As inscrições para concorrer às bolsas de estudo do Prouni acontecem entre os próximos dias 11 e 14 de junho de 2019. O resultado do processo de seleção sai no dia 18 de junho e do mesmo dia até 25 de junho de 2019 será realizada a matricula de primeira chamada na Universidade de escolha.

A segunda chamada do Prouni acontece no dia 2 de julho e a matrícula da segunda chamada entre os dias 2 e 8 de julho de 2019. Os candidatos podem realizar inscrição para lista de espera entre dias 15 e 16 de julho e já no dia 18 de julho de 2019 sai o resultado daqueles que tentaram a bolsa na lista de espera. A matrícula da lista de espera será realizada entre os dias 19 e 22 de julho de 2019.

As inscrições para as Bolsas de Estudo do Prouni devem ser realizadas somente pela internet no endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br.

Por Adoniran Peres

Prouni



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *