Prouni abre inscrições para Vagas Remanescentes – 2019




As inscrições para os estudantes matriculados nas instituições de ensino superior podem se realizadas até o dia 30 de abril de 2019. Para os estudantes que não estão matriculados, o prazo de inscrição será somente até o dia 29 de março de 2019.

O programa do Governo Federal concede aos alunos matriculados e não matriculados em universidades privadas de todo Brasil bolsa de estudos de 50% e 100% da mensalidade

O Prouni (Programa Universidade para Todos) está com as inscrições abertas para as bolsas remanescentes destinadas a estudantes matriculados e não matriculados em universidades e faculdades públicas de todo país, referentes ao primeiro semestre de 2019. O cronograma do programa foi publicado nesta segunda-feira, dia 25 de março de 2019, no Diário Oficial da União e pode ser acessado no endereço http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=109951-edital-prouni-remanescentes-1-2019-versao-dou&category_slug=marco-2019-pdf&Itemid=30192


Inscrições vagas remanescentes Prouni pela internet

As inscrições para os estudantes matriculados nas instituições de ensino superior podem se realizadas até o dia 30 de abril de 2019. Para os estudantes que não estão matriculados em nenhuma instituição de ensino, o prazo de inscrição será somente até o próximo dia 29 de março de 2019, sexta-feira. As inscrições para vagas remanescentes do Prouni 2019 podem ser realizadas exclusivamente pela internet no endereço http://siteprouni.mec.gov.br. As exigência serão as mesmas propostas aos alunos que foram pré-selecionados referente a primeiro semestre de 2019, nas chamadas regulares do processo seletivo do ProUni.

Para concorrer às bolsas do Prouni o candidato deve ter renda de até três salários mínimos por pessoa.

O programa do governo Federal oferece aos estudantes de todo país bolsas de estudo integrais e parciais de 50% em cursos superiores de graduação e instituições privadas de educação e ensino superior. Para concorrer à bolsa integral os estudantes devem ter renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário mínimo por pessoa. E para as bolsas de estudo parciais, com 50% do valor, os candidatos têm que ter renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.


Entre outros requisitos para concorrer à bolsa remanescente do Prouni Brasileiro, os candidatos não pode ter diploma de curso superior e deve ter participado de qualquer edição do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir do ano 2010. A nota do ENEM para concorrer à bolsa deve ser superior a 450 pontos e o estudante não pode ter zerado a prova de redação.

E também, podem concorrer as bolsas de estudos em cursos de licenciatura os professores da rede pública de ensino do Brasil, no efetivo exercício do magistério da educação básica e que não tenham participado do Enem.

Vagas remanescentes Prouni

As vagas remanescentes são mais uma chance proposto pelo MEC para os estudantes brasileiros ingressarem em um curso superior com uma bolsa de estudo pagando parte metade ou até mesmo ficando isentos de pagar. As bolsas deste processo são provenientes de desistência de candidatos que foram contemplados com as bolsas nas chamadas regulares (primeira chamada, segunda chamada e lista de espera) e, por algum motivo, como falta de documentação, não chegaram a poder utilizar a bolsa ou ocupar a vaga.

Processo de seleção vagas remanescentes Prouni

Esse processo de seleção é diferente do processo seletivo regular, já que não há chamadas e nem nota de corte diária. A ocupação da vaga neste processo de vagas remanescentes é feita por ordem de inscrição. Quando o candidato concluir a sua inscrição, a bolsa de estudo é automaticamente reservada a ele. Após a inscrição e confirmar a ocupação da vaga, o candidato inscrito deve comparecer à instituição de ensino superior em até dois dias úteis após. O aluno deverá comprovar as informações prestadas no ato da inscrição na instituição de ensino.

Por Adoniran Peres

Prouni vagas remanescentes



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *