Prouni e FIES 2019 – Novas Datas de Inscrição




Prorrogação do Sisu altera datas do Prouni e Fies 2019.

Com as datas anteriormente marcadas, tanto o Prouni, quanto o Fies, tiveram os dias da inscrição adiados pelo Ministério da Educação.

Nesta sexta-feira, dia 25 de janeiro, os calendários relativos ao primeiro semestre do ano de 2019, tanto o Prouni (Programa Universidade para Todos), quanto o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), foram adiados, tendo sido essa medida publicada no DOU (Diário Oficial da União).


De acordo com o MEC, a decisão de se adiar as datas, foi em prol de se melhorar o acesso em decorrência do elevado tráfego existente e de garantir o acesso e a inscrição de todos os estudantes e também, pois, os mesmos vinham tendo dificuldades para finalizar a inscrição e realizar alterações nas opções de cursos. Segundo alguns alunos, o sistema demorava para abrir e também, o login da página não estava finalizando de forma correta.

Com isso, o Prouni, que, inicialmente abriria as suas inscrições no dia 29 de janeiro, foi adiado para o dia 31 de janeiro. Já o Fies, que inicialmente tinha a data de 5 de fevereiro para abrir as inscrições, foi adiado para o dia 7 de fevereiro.

PRORROGAÇÃO DO SISU 2019

O MEC informou nessa última quinta-feira, em uma declaração, que o sistema do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) se encontrava sólido e que a vagarosidade que tinha sido registrada, era em decorrência ao grande volume de acessos que estavam acontecendo todos de uma única vez.


Entretanto, em decorrência desses problemas que haviam sidos registrados, houve uma determinação para que se prorrogasse a data das inscrições. Ao invés de se encerrarem no dia 25 de janeiro, de acordo com as regras, o sistema passará a receber as inscrições até o dia 27 de janeiro (domingo), até às 23:59hs.

De acordo com a publicação na íntegra da nota, o Ministério da Educação prorrogou as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) até às 23:59hs do próximo domingo, 27, com finalidade de garantir o acesso e a inscrição de todos os estudantes.

Segundo o MEC, o sistema vinha funcionando de forma equilibrada na quinta-feira, 24, e a demora eventual que foi registrada veio em resultado do alto volume de acessos. O MEC fez todo o possível para que o sistema continuasse funcionando de forma correta.

Foi informado também, que a partir do dia 24 de janeiro, as notas de corte serão atualizadas à zero hora e não mais, como teria sido informado anteriormente, em quatro horários ao longo do dia (7h, 12h, 17h30 e 20h). Tudo isso estava sendo feito de modo a não prejudicar os estudantes.

Ainda, segundo o Ministério da Educação, na segunda-feira, dia 28, sairá o resultado da seleção. Este foi preservado de acordo com o calendário que havia sido divulgado antes.

PROUNI – NOVAS DATAS

• Início das inscrições: 31 de janeiro

• Término das inscrições: 3 de fevereiro, às 23:59hs

• Primeira chamada: 6 de fevereiro

• Entrega da documentação para assegurar a matrícula: 6 a 14 de fevereiro

• Segunda chamada: 20 de fevereiro

• Entrega da documentação para assegurar a matrícula: 20 a 27 de fevereiro

• Aceitação à lista de espera: 7 e 8 de março

• Resultado da lista de espera: 11 de março

• Entrega da documentação para assegurar a matricula: 12 e 13 de março

FIES – NOVAS DATAS

• Início das inscrições: 7 de fevereiro

• Término das inscrições: 14 de fevereiro, às 23:59hs

• Resultado da pré-seleção do Fies e P-Fies: 25 de fevereiro

• Complementação da inscrição: 26 de fevereiro a 7 de março, às 23:59hs

• Pré-seleção da lista de espera: 27 de fevereiro a 10 de abril, às 23:59hs

• Término da inscrição no FiesSeleção: 28 de fevereiro a 11 de março, às 23:59hs

Texto escrito por Carol Wurlitzer



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *