Prova do ENEM 2017 – O Que Pode e Não Pode Levar



Saiba aqui o que é e o que não é permitido levar no dia da Prova do Enem 2017.

Quem for fazer o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, precisa ficar atento aos materiais que deverá levar no dia do exame. Além disso, é fundamental saber também o que não é permitido durante a aplicação da prova.

Sendo assim, se pintou uma dúvida sobre os itens citados, nós te damos todas as dicas necessárias para não errar. Vamos a elas.



O que é preciso levar no Enem?

O estudante precisa apresentar, no dia da prova, um documento oficial com foto para a sua identificação. Essa pode ser tanto a carteira de trabalho, carteira de motorista, carteira de reservista, carteira de identidade ou, por fim, o passaporte.

Muita atenção, pois não se enquadra entre a documentação oficial, a carteira de estudante. Além disso, também não serão aceitos cópias ou documentos autenticados.

Para os candidatos que tiveram os seus documentos roubados ou perdidos, devem apresentar um boletim de ocorrência que tenha sido expedido por um órgão policial no período máximo de 90 dias, contando do primeiro domingo em que foi aplicado o Enem. Ou seja, no dia 5 de novembro.



Não é obrigatória a impressão do cartão para comprovação de inscrição, localizada na página do Enem. Porém, é recomendado que cada estudante leve o seu para que tenha acesso mais fácil a alguns dados, como local e sala do exame.

As pessoas que precisarem comprovar a sua presença na prova, por motivos de apresentação no trabalho, por exemplo, deverão levar a sua declaração de comparecimento impressa, colhendo após a assinatura do coordenador na data da prova. O formulário é disponibilizado na página do participante.

Em relação aos lanches, esses são permitidos. Porém, os alimentos industrializados, como iogurte, biscoitos e salgadinhos, devem estar em embalagens lacradas. Haverá uma vistoria desses antes que cada aluno ingresse na sala do exame.

Material aceito no Enem

Para a realização das provas, da redação e para o preenchimento do cartão de respostas, o participante deverá usar uma caneta esferográfica com tinta preta. Sua fabricação deve ser em material transparente.

Não é aceita outra cor de tinta, devido à impossibilidade de leitura óptica da mesma no cartão de respostas.

Quais os itens proibidos no Enem?

Para a realização do Enem, está vetada a utilização de celular ou de qualquer aparelho eletrônico (tablets, pen drives, ipods, mp3 ou similares, alarmes, relógios, gravadores e muito mais). Sendo assim, cada pessoa deverá colocar o seu aparelho em um porta-objetos, ficando esse embaixo da cadeira até o fim das provas. É importante ressaltar que esse possuirá um lacre especial, impossibilitando que seja violado.

Em relação aos demais materiais, o candidato não poderá usar também: lapiseiras, lápis, borrachas, manuais, livros, chaves, anotações, impressos, boné, viseira, chapéu, óculos escuros, gorro, fones de ouvido ou transmissores, e outros similares. Além disso, é proibido portar armas, sejam elas de qualquer espécie, mesmo que o usuário possua um documento de porte.

O estudante que estiver com algum desses objetos, precisará colocá-los também no porta-objetos, juntamente com o seu celular.

Atenção para o Enem 2017

Pela primeira vez, o Enem utilizará neste ano a prova personalizada, sendo ela com cadernos de questões e caderno de respostas com identificação de nome e número da inscrição do participante. Sendo assim, ao receber a sua prova, cada candidato precisará verificar se o caderno de questões e o de respostas possuem a mesma quantidade de itens, não havendo erros no nome ou defeito gráfico.

O aluno tem a autorização de deixar o local da prova no tempo de duas horas após o início do exame. Para sair com o caderno de questões, isso somente é possível nos últimos 30 minutos antes do término das avaliações.

Sobre o Enem 2017

Na edição de 2017 do Enem, a escolha foi de aplicar os exames nos dois primeiros domingos de novembro, nos dias 5 e 12, respectivamente. No primeiro domingo, as provas terão duração de cinco horas e meia, sendo finalizadas, portanto, às 19h. Nessa, serão aplicados os exames de Linguagens, de Códigos e suas Tecnologias, de Ciências Humanas e suas Tecnologias e, por último, a redação do Enem 2017.

Já no segundo domingo, a duração será de quatro horas e meia, com fim às 18h. Nesse, acontecerão as provas de Matemática e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Kellen Kunz





Postar Comentário