Que Faculdade Fazer – Como Escolher o Curso Ideal




Confira aqui algumas dicas de como escolher o curso ideal para sua carreira.

Escolher o curso é uma responsabilidade enorme, pois é algo que irá mudar o futuro da pessoa, por isso é preciso pensar bem, analisar todas as possibilidades e claro, contar com a ajuda de quem tem mais experiência de vida. Por isso tantos estudantes sofrem neste momento, ao se depararem com o problema para o qual não estão preparados.

Algumas poucas pessoas, desde cedo já sentem vontade de seguir uma determinada profissão, já sabem o que devem fazer para se realizarem na vida, mas a grande maioria se vê perdida quando precisam escolher o caminho a seguir. Mas algumas dicas podem ajudar o jovem a se decidir neste momento, lembrando que os pais jamais devem pressionar os filhos, querendo que eles façam a faculdade que eles não puderam frequentar. Cada pessoa tem seus anseios, dons, necessidades, por isso esta escolha é única.


Cursos: o primeiro passo é selecionar alguns cursos com o qual se identifica mais. Se o jovem tiver que escolher um curso, a responsabilidade pesa, mas se ele puder selecionar alguns, então fica mais fácil. Analise bem as áreas com as quais se identifica mais e depois, aos poucos, vai fazendo novas seleções, excluindo um curso de cada vez e assim ficará mais fácil escolher quando sobrar apenas três ou dois para se decidir entre eles. Nesta etapa não basta apenas anotar os cursos em uma folha de papel e depois ir riscando um a um, até ver qual irá sobrar. É preciso partir para a parte prática, ou seja, procure se informar ao máximo, analise os prós e contras, converse com pessoas das áreas selecionadas, assim tomará uma decisão mais consciente.

Mercado de Trabalho: o jovem pode não ter grandes responsabilidades hoje, mas futuramente terá e ao escolher o curso ele estará tomando uma decisão que mexe com esta parte, ou seja, como ele estará dentro de alguns anos, então é impossível não analisar a parte financeira, ver se o mercado de trabalho oferece campo de atuação, se na cidade onde mora encontrará espaço ou se será preciso mudar para outro município, ou até mesmo outro estado, é preciso ver tudo isso agora, antes de definir o curso.

Teste vocacional: antigamente era muito popular os testes vocacionais, depois eles acabaram caindo no esquecimento e agora estão voltando a fazer sucesso, justamente pela quantidade enorme de jovens que estão encontrando dificuldade em escolher o caminho que deverão seguir. Entretanto, o jovem não deve se contentar apenas com os testes online, encontrados em vários sites na internet, é sempre bom ter o suporte de um profissional especializado nesta área, para ter certeza que a análise é válida. Algumas escolas já oferecem estes testes aos alunos que estão se formando, mas também é possível fazê-los com psicólogos e o jovem precisa ter em mente que o resultado é uma ajuda, não uma decisão final, a escolha é sempre dele.


Gastos: infelizmente, este momento na vida do jovem é quando ele precisa deixar os sonhos um pouco de lado e ser mais racional. Estudar envolve gastos, é preciso analisar quais as instituições de ensino superior estão oferecendo a graduação que tanto deseja, então é preciso ver as condições financeiras, se a família pode ou não ajudar, pois assim estará evitando perder tempo e dinheiro, tendo que parar futuramente por não ter mais condições de arcar com as despesas.

Local: por fim, é preciso ver onde a faculdade se encontra, se será preciso gastar com transporte público e no caso de ser em outra cidade, até se mudar para lá. Nesta hora é preciso ver também a questão da segurança, pois se o curso é a noite, saber que horas termina, como será o trajeto até chegar em casa, porque tudo isso precisa ser feito antes de definir que curso seguir, para não correr o risco de se arrepender depois.

Por Russel



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *