Resultado do Encceja 2018 – Previsão




Inep confirma data de divulgação dos resultados do exame.

Se você realizou o exame do Encceja deste ano e gostaria de saber informações sobre a data para divulgação dos resultados, as notícias que acabam de chegar podem lhe agradar. É que o Inep acaba de divulgar o dia em que deixará disponível aos interessados os resultados dos exames. Veja a seguir.

O Inep, que é o Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, fez um anúncio nesta última terça-feira, dia 16 do mês de outubro, tratando do tema relacionado à divulgação dos resultados do Encceja, que é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos do ano de 2018. Dessa forma, de acordo com as informações do instituto, serão datas diferentes para a divulgação dos resultados, já que o exame é feito para certificação de Ensino Fundamental e Ensino Médio.


Desse modo, quem realizou o exame visando obter certificação para Ensino Médio, os resultados estão previstos para serem divulgados no dia 12 do mês de novembro. Já quem realizou o exame na tentativa de obter certificação de ensino fundamental, estes deverão aguardar um pouco mais, já que as notas estão previstas para serem divulgadas no dia 10 do mês de dezembro de 2018.

O Inep declarou por meio de nota oficial que a divulgação dos resultados acontecerá em datas diferentes, sendo os de ensino médio primeiro, pelo fato de os aprovados no exame poderem ainda se inscrever em processos seletivos ou vestibulares ainda neste ano. Além de que com essa nota em mãos eles poderão se inscrever em programas do governo federal como PROUNI- Programa Universidade Para Todos, SISU- Sistema de Seleção Unificada e FIES- Fundo de Financiamento Estudantil, para tentarem uma vaga em cursos universitários no país.

O instituto ainda ressaltou que o fato de divulgar as notas de candidatos do ensino fundamental no mês de dezembro não prejudica os estudantes, uma vez que eles ainda não podem se inscrever nestes programas para universidades, pois precisam ainda realizar a formação de nível médio.


Como os candidatos já foram informados, receberão aprovação no Encceja, aqueles candidatos que conseguirem um total de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento da prova objetiva (que vale 200 pontos). Além de conseguirem no mínimo 5 pontos na redação, que tem o valor máximo de 10 pontos.

Caso o participante não consiga atingir a pontuação que é necessária em todas os conteúdos, mas se tiver conseguido o mínimo em alguns deles, ele poderá entrar com um pedido de declaração de proficiência. Dessa forma, as disciplinas em que se saiu bem serão excluídas do próximo Encceja, que deve prestar no ano de 2019, o que facilitará o próximo exame.

O Encceja deste ano de 2018 aconteceu no dia 05 do mês de agosto. De acordo com as informações divulgadas pelo Inep, foram realizadas um total de 1.695.607 inscrições. Desse total. 789.484 participantes foram realizar o exame. No Brasil tiveram a oportunidade de realizar o exame pessoas privados de liberdade. Estas realizaram as provas nos dias 18 e 19 de setembro. No total somaram-se mais de 80 mil inscrições de pessoas nestas condições.

O Encceja de 2018 também pode ser realizado por brasileiros que residem fora do país. Para eles as provas tiveram aplicação no dia 16 do mês de setembro. Houve aplicação de provas em diversos países,sendo eles Bélgica, Espanha, Estados Unidos, França, Guiana Francesa , Holanda, Itália, Japão, Portugal, Reino Unido, Suíça e Suriname.

O Encceja é uma excelente oportunidade para quem não frequentou a escola regular alcançar certificação de Ensino Fundamental e Ensino Médio. Este exame oferece a esses brasileiros a oportuniadde de se equipararem com pessoas com esse nível básico de formação e assim alcançarem melhores condições de vida.

Ana Paula



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *