Resultado do ENEM 2016 – Notas dos Treineiros





Inep divulga notas dos treineiros do Enem 2016.

A partir da meia noite da segunda-feira, dia 20 de março, serão divulgadas as notas dos treineiros que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2016. Para ter acesso a essas informações, os estudantes deverão acessar o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As notas dos demais candidatos já foram repassadas no dia 18 de janeiro de 2017.

Por que ocorre essa diferença de data

Essa diferença de data foi pensada para evitar que treineiros participem de processos seletivos para vagas em universidades públicas, como ocorre no caso do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou Programa Universidade para Todos (ProUni), em que estudantes que já concluíram o Ensino Médio e participaram do Enem concorrem a bolsas de estudos em instituições privadas.




Dessa forma, os candidatos treineiros não podem ser encaixados nessa situação, uma vez que ainda não finalizaram essa etapa educacional no momento em que as provas foram aplicadas. Do total de 9,2 milhões de participantes inscritos no exame do ano anterior, 1.344.060 (16%) se encaixam nessa categoria.

Espelhos das redações serão divulgadas em abril

Outra informação bastante esperada por todos os candidatos é a divulgação dos espelhos das redações do Enem. Segundo o Inep, isso deverá ser feito até 10 de abril de 2017, finalizando toda a edição de 2016 do exame. Os espelhos das redações são versões digitais dos textos desenvolvidos pelos participantes. Muitas vezes, esses documentos são utilizados para estudos de quem não foi aprovado ou para ensino de disciplinas voltadas para a escrita desse tipo de texto. O Inep também divulgará as justificativas das notas obtidas nesse quesito, conforme as cinco competências exigidas no Enem.


Como participar do Enem

O Enem é um dos processos seletivos para ingresso no Ensino Superior mais aguardado pelos estudantes brasileiros, sendo aplicado uma vez por ano, em grande parte do país. São aproximadamente 125 instituições privadas e públicas que utilizam o sistema como meio de avaliação de futuros alunos.

Para participar do processo é necessário ter concluído o Ensino Médio e realizar inscrição no site do Inep. Estudantes carentes ou que concluíram essa etapa em escolas públicas são isentos de pagamento de taxa de inscrição. O MEC, inclusive, oferece um programa de estudos preparatórios para o Enem, que pode ser visto neste site: http://tvescola.mec.gov.br/tve/serie/hora-do-enem.

Camilla Silva



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *