Resultado do Sisu 2019 – Lista de Aprovados em 1ª Chamada





Aprovados devem realizar as matrículas entre os dias 30 de janeiro e 4 de fevereiro de 2019.

Fala, galera! Hoje é um dia muito importante para você que se preparou e deu o seu melhor no ENEM 2018.

Já com a nota em mãos, tenho certeza que seu desejo agora é ingressar nas universidade públicas do ensino superior, não é mesmo? Para isso é preciso seguir algumas etapas e, principalmente, não se esquecer de algumas datas e regras essenciais nesse processo.




Por isso, separamos aqui para vocês algumas informações importantes para quem está à espera da lista do Sisu 2019.

Como previsto no edital, as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) encerram neste domingo, dia 27, às 23h59.


Ansioso para saber o resultado? Calma! A lista de aprovados deve sair ainda hoje. Isso mesmo! Dia 28 de Janeiro. No site http://sisu.mec.gov.br/. Você poderá acompanhar as novidades e resultado da seleção.

O resultado do Sisu também pode ser consultado no na Central de Atendimento do MEC, no telefone 0800-616161.

Para quem receber a boa notícia da aprovação, o indicado é comparecer às universidades a qual foram selecionados, em horário e com os documentos necessários para efetuar a matrícula.

O processo de matrícula ocorrerá de 30 de Janeiro a 04 de Fevereiro.

Mais de 129 instituições ofereceram vagas em todo o país. Foram no total 235.461 oportunidades.

Anote aí para não esquecer! Datas das próximas etapas do Sisu:

  • 1ª chamada: 28 de janeiro

  • Matrículas da 1ª chamada: 30 de janeiro a 4 de fevereiro

  • Inscrição na lista de espera: 28 de janeiro a 4 de fevereiro

  • Convocações de outras chamadas: a partir de 7 de fevereiro

Apesar de tantas vagas, sabemos que nem todos são contemplados, então, não desanime. Para quem não for convocado agora, nesta primeira chamada, pode se inscrever na lista de espera entre os dias 28 e 04 de Fevereiro. Legal, não acha?

Mas atenção: as regras de inscrição na lista de espera deste ano mudaram.

Até o ano passado, o candidato a uma vaga no ensino superior poderia escolher duas opções de curso podendo desistir da segunda opção para ficar na lista de espera da primeira.

O que mudou?

O candidato que escolheu duas opções e for chamado em uma das duas opções, não poderá se inscrever para a lista de espera de outra opção.

Se ele não for selecionado, poderá ficar na lista de espera de apenas uma das suas opções de curso. As convocações de outras chamadas estão previstas para ocorrer a partir de 7 de fevereiro.

Para o MEC essa mudança dará "maior liberdade de escolha para os estudantes não selecionados na chamada regular dos processos seletivos do Sisu".

Ainda de acordo com o ministério, essas mudanças diminuíram a ociosidade das vagas e, consequentemente, permitirá que todos os estudantes estejam matriculados antes do período letivo.

Como me inscrever na Lista de espera?

O candidato deve acessar o sistema durante o período especificado no calendário e, em seu boletim, selecionar o botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu.

Cabe às próprias instituições de ensino a convocação dos candidatos para a matrícula. Assim, é importante que os candidatos acompanhem as convocações da lista de espera junto à instituição na qual tenha manifestado interesse.

Para quem não for selecionado e deseja tentar outras formas de ingresso às universidades, a dica é tentar por financiamentos como o FIES 2019. As Inscrições vão de 7 a 14 de fevereiro de 2019. Outra maneira de conseguir garantir uma vaga no ensino superior é o programa EducaMais Brasil, que oferece bolsas de até 75% para cursos em diversas modalidades. Enfim, não faltam oportunidades para você começar a conquistar sua formação profissional.

Ainda restou alguma dúvida sobre a inscrição do Sisu? Comente que iremos te responder.

Mayara Barreto Arruda



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *