Resultado Prouni 2018-2 – Aprovados em Primeira Chamada




Confira aqui a lista dos aprovados em primeira chamada no Prouni 2018-2.

Saiu o resultado do ProUni 2018 – Programa Universidade para Todos, o prazo para que as informações possam ser comprovadas vai até o dia 10 de julho, devendo ser feita na instituição onde o curso é oferecido e a dica é não deixar para a última hora, pois o sistema pode ficar lento e causar grande transtorno para os interessados.

Mas só tem direito a fazer a matrícula, aqueles estudantes que foram pré-selecionados e que tenham em mãos os seguintes documentos:


  • Carteira de Identidade;
  • Carteira Nacional de Habilitação, mas deve ser o modelo novo e precisa estar dentro do prazo de validade;
  • Carteira funcional, que tenha sido emitida por repartição pública;
  • Identidade Militar;
  • Quando for o caso, o RNE – Registro Nacional de Estrangeiros;
  • Passaporte que tenha sido emitido aqui no Brasil;
  • Carteira de Trabalho.

Sempre que o coordenador do ProUni sentir que há necessidade, poderá solicitar um comprovante de residência que esteja em nome do bolsista, ou se ele não tiver, que esteja em nome de algum membro da família. Pode ser uma conta de gás, energia elétrica, água, telefone, um contrato de aluguel, declaração do imposto de renda, boleto bancário, fatura de cartão de crédito, extrato do FGTS, entre outros.

E quando for o caso, pode ser solicitado o comprovante de deficiência, sendo um laudo médico que especifique o grau da deficiência, de acordo com a lei, tendo ainda que trazer o código CID – Classificação Internacional de Doença.

É importante que o interessado confira na página da Instituição onde o curso está sendo oferecido, se há alguma documentação específica sendo exigida, assim não terá nenhum problema. Tem uma segunda chamada que será realizada no dia 10 de julho e o período de comprovação vai de 16 a 23 deste mesmo mês.


Ao todo foram ofertadas 174.289 bolsas, sendo que 68.884 são integrais e 105.405 são parciais, em um total de 1.460 instituições de ensino superior por todo o Brasil. No ano passado foram ofertadas cerca de 30 mil bolsas a menos. Vale ressaltar que parte destas oportunidades são reservadas para aqueles que se autodeclararam pardos, pretos e indígenas.

Para o ProUni 2018/2, puderam se inscrever todos os estudantes que fizeram as provas do ENEM 2017 – Exame Nacional do Ensino Médio, desde que conseguiram ficar com nota acima dos 450 e também não pode ter zerado a redação. E ainda é preciso que se comprove um dos requisitos abaixo:

  • Deve ter concluído o ensino médio em uma escola da rede pública de ensino;
  • Ou ter cursado todo ensino médio em uma instituição privada, mas desde que tenha sido como bolsista integral;
  • Ou ainda ter cursado parcialmente o ensino médio em alguma escola da rede pública e parcialmente em alguma instituição privada, desde que tenha sido como bolsista integral;
  • Ou ser pessoa que tenha alguma deficiência;
  • Ou ainda, que seja professor da rede pública de ensino, exercendo o magistério da educação básica, fazendo parte do quadro pessoal da educação básica.

Aqueles estudantes de renda familiar bruta mensal de no máximo 1,5 salário mínimo per capita tem direito às bolsas integrais. No caso das bolsas parciais, elas são destinadas àqueles candidatos que contam com renda familiar mensal de no máximo 3 salários mínimos per capita. No caso dos professores, eles não precisam se preocupar em comprovar renda, mas não é uma exigência feita a eles.

As notas do Enem são utilizadas pelo ProUni para que as bolsas sejam distribuídas, em relação aos cursos de graduação àqueles estudantes das escolas públicas e também aos bolsistas que são de colégios particulares. O ProUni proporciona a possibilidade de conseguir estudar gratuitamente em uma das faculdades que participam do programa, ou então ter um desconto de 50%.

Acesse aqui o site do ProUni para obter maiores informações. O resultado pode ser conferido aqui.

Por Russel



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *