Resultado Prouni 2019 – Consulta da Primeira Chamada




Lista de Aprovados em Primeira Chamada do Prouni 2019 já está disponível para consulta.

Segundo dados divulgado pelo MEC, mais de 950 mil estudantes se candidataram para disputar uma das 243 mil bolsas de estudo integrais ou parciais nas universidades brasileiras.

A primeira lista foi divulgada, nesta quarta-feira, dia 06, na página do Programa Universidade para Todos (Prouni).


Hora de organizar a papelada: Os aprovados têm até o dia 14, próxima quarta-feira, para apresentarem a documentação às universidades onde foram selecionados.

Essa etapa é muito importante, pois é a confirmação de interesse, por parte do estudante, garantindo assim a matrícula no curso desejado.

Atenção: Para quem não foi selecionado, nesta primeira etapa, ainda tem a chance de ser convocado em uma segunda chamada, prevista para o dia 20 de Fevereiro.


Os dias para entrega da documentação e matrícula, dessa segunda chamada acontecem entre 20 e 27, também de Fevereiro.

Para quem não conseguir aprovação, nesses dois momentos, a lista de espera é uma opção, de quem sabe, ser convocado.

O cadastro acontece entre os dias 7 e 8 de Março, com previsão de resultado em 11 do mesmo mês. Ou seja, vale muito à pena tentar.

Você sabe o que é o PROUNI e quem pode participar?

O programa é voltado para estudantes que têm interesse em concorrer a bolsas de estudo integrais ou parciais, em cursos de graduação.

Para participar do processo de seleção, os candidatos devem ter obtido pelo menos 450 pontos na média das notas do ENEM (2018) e não ter zerado a nota de redação.

Alguns critérios são levados em consideração na contemplação dessas bolsas.

Estudantes que desejam conquistar a bolsa integral devem comprovar, por exemplo, renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa.

Já para quem concorre a 50% de desconto, a renda familiar pode ser de até três salários mínimos por pessoa.

Quer saber quais instituições participam do PROUNI?

Conheça aqui, quais são as Universidades que aderiram ao Programa e oferecem cursos de graduação através do processo de seleção PROUNI.

Entenda qual a relação do PROUNI x ENEM

Notas de exames anteriores não são levadas em consideração, por isso vale lembrar que o estudante deve ter participado do ENEM 2018.

Outro fator importante é que o candidato deve ter obtido 450 pontos na média das áreas de interesse e pontuado acima de zero na produção textual.

Logo, não basta apenas participar do Exame Nacional do Ensino Médio. É muito importante se preparar e garantir uma boa pontuação.

Depois de pontuar e fazer bonito no ENEM; veja como participar da seleção:

Este ano, as inscrições e resultados já estão acontecendo, como você viu no início deste artigo, mas fique atento, pois o processo tem etapa única e ocorre logo no primeiro semestre do ano.

As inscrições são gratuitas e pela internet. Tudo bem simples! É só ficar atento à página do Programa para não perder nenhuma novidade.

Todo o processo é divulgado pela internet? Sim. Além de outros canais de comunicação.

Aos contemplados, agora nesta primeira ou segunda chamada, vale lembrar que as instituições participantes do programa podem divulgar os resultados nos murais informativos ou no próprio site.

Cabe, exclusivamente, aos interessados o acompanhamento de datas, prazos, horários e resultados da seleção.

Conferir o calendário, bem como informações, é essencialmente necessário em todo o processo.

Então, não custa lembrar aos pré-selecionados, agora em 2019, que o prazo na primeira chamada vai de 06 a 14 de fevereiro de 2019.

Entre os dias 20 e 27 de fevereiro será o prazo para a entrega da documentação e matrícula dos pré-selecionados na segunda chamada.

É preciso que o estudante, não selecionado em nenhuma duas primeiras chamadas, declare interesse (se houver) em participar da lista de espera.

Esse procedimento, também, acontece exclusivamente pelo site do PROUNI, nos dias 07 e 08 de Março.

Com resultado previsto para o dia 11, entre os dias 12 e 13 de março, os estudantes já devem comparecer às instituições para apresentar a documentação e efetuar matrícula.

Você pode conhecer mais sobre o processo, como critérios de desempate, requisitos para lista de espera, entre outros detalhes importantes, no site oficial do Programa ou acompanhando nossas novidades por aqui.

Mayara Barreto Arruda



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *