SISU 2019-2 – Inscrições, Vagas





O período de inscrições para o Sisu 2019 2º semestre vai de 04 de junho a 07 de junho. Confira o calendário completo que foi divugado.

Estudantes que realizaram as provas do ENEM no ano de 2018 podem fazer a inscrição para participar do processo seletivo do 2º semestre em universidades cadastradas por meio do SISU. O calendário para inscrição no Sistema já está disponível. Acompanhe o post para saber como se candidatar às vagas ofertadas!

O que é o SISU?

O SISU (Sistema de Seleção Unificada) é um programa criado pelo Ministério da Educação (MEC) que visa oferecer vagas em universidades públicas para os estudantes, sem a necessidade de prestar o vestibular próprio da instituição. O processo é totalmente automatizado e utiliza as notas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) como forma de classificação dos candidatos.




Como funciona o SISU?

O estudante que deseja participar do processo seletivo das universidades de todo o país através do SISU precisa ter realizado o ENEM no ano anterior. As inscrições para concorrer a uma vaga acontecem duas vezes por ano: uma no início do 1º semestre e outra no início do 2º semestre.

Quem pode participar da seleção para o 2º semestre de 2019?

Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio no ano de 2018 e não tiraram nota 0 na redação estão aptos a concorrerem às vagas oferecidas para o 2º semestre desse ano. Algumas faculdades exigem uma nota mínima para os pretendentes de alguns cursos (nota de corte), e esta pode ser consultada pelo candidato após a inscrição no programa.


Os estudantes que querem ingressar em uma faculdade privada, além da inscrição no SISU, podem realizar sua inscrição através do Prouni (Programa Universidade para Todos), desde que atenda aos critérios do Programa, que também adotou as notas do ENEM 2018 como meio de inscrição. Entretanto, caso o candidato seja selecionado nos dois programas, deverá priorizar e escolher um deles, uma vez que não é permitido estar matriculado em instituição superior pública e gratuita e utilizar uma bolsa do Prouni simultaneamente. De acordo com o MEC, no ano de 2018 mais de 6 milhões de inscrições foram realizadas para o ENEM, mas apenas 5,5 milhões de inscrições foram confirmadas.

Como é o processo seletivo?

O processo seletivo do SISU possui uma única etapa de inscrição e, ao realizá-la, o candidato pode escolher até duas opções de curso entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sistema (a candidatura entre a 1ª e 2ª opção deve ser feita por ordem de preferência). Além disso, o candidato deve escolher se deseja participar da seleção por meio das vagas de ampla concorrência, de vagas reservadas de acordo com a Lei de Cotas (disponível no site http://sisu.mec.gov.br/legislacao) ou de vagas destinadas a outras políticas afirmativas da instituição. Durante o processo de inscrição, caso o candidato mude suas opções, será validada apenas a última inscrição confirmada para o SISU. Finalizando a etapa de inscrição, o Sistema seleciona os candidatos que foram classificados com as melhores notas em cada curso por meio do ENEM, levando em conta também os pesos atribuídos às notas ou demais bônus.

Cada instituição oferece um determinado número de vagas em cada curso para inscrição pelo SISU, por modalidade de concorrência. Se a nota do estudante garantir sua classificação para as duas opções selecionadas nos cursos, será determinada exclusivamente a vaga de sua primeira opção. Concluída essa etapa, os candidatos deverão ficar atentos à chamada para matrícula e terão um prazo para efetuá-la, confirmando assim a ocupação da vaga através do Sistema.

Para o 2º semestre de 2019, o calendário disponibilizado pelo site do Sistema é:

· Período de inscrições: 04/06 a 07/06;

· Participação da lista de espera: 11/06 a 17/06;

· Matrícula da chamada regular (respeitando os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada universidade em edital próprio): 12/06 a 17/06.

Se quiser saber mais sobre o SISU e como funciona a inscrição para fazer parte do Sistema, acesse o site do programa através do link http://sisu.mec.gov.br e compartilhe o post com seus amigos que desejam ingressar em uma universidade pública também!

Por Gabriela P.

Sisu



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *