Sisu 2019 – Inscrições Abertas





As inscrições para o Sisu ficam abertas até o dia 25 de janeiro de 2019.

Novo processo seletivo para ingresso no ensino superior está sendo aberto. Trata-se do período de inscrições Sisu de 2019. Neste artigo, serão inseridas as informações essenciais sobre os vestibulares e mais um tutorial para auxiliar o aluno no procedimento de cadastro de inscrição, no Sisu de 2019.

Em primeiro lugar, o que é o Sisu e como o mesmo funciona?




Trata-se de um Sistema de Seleção Unificada, cujo título é conhecido pela sigla Sisu, sendo um programa do próprio MEC, Ministério da Educação e da Cultura, elaborado para garantir a disponibilização de diversas cadeiras, para estudantes, nas mais diferentes universidades em todo o Brasil.

Assim que foi divulgado o resultado do Enem de 2018, todos os alunos necessitam manter-se atentos à inscrição no Sisu de 2019, já que é por meio deste processo que os estudantes poderão garantir o ingresso nas Universidades públicas, sendo o Sisu o principal meio de acesso às instituições de Ensino Superior, públicas e de qualidade, no Brasil.


Por meio do Sisu são automatizadas todas as notas, no sentido de se classificar os estudantes, vestibulandos, de modo a conduzi-los à inscrição. Porém, é imprescindível ter participado do Enem 2018, para que seja possível concorrer a uma das vagas existentes no curso e na Universidade optada.

O itinerário desse programa do Sisu de 2019 é o seguinte:

De acordo com o edital já divulgado por meio do MEC, e conforme as datas confirmadas para o processo do Sisu de 2019, seguem as informações para a inscrição e a realização das matrículas:

O período de matrículas se dará entre os dias 22 de janeiro e 25 de janeiro de 2019, às 23h59. A prova de primeira chamada está agendada para o dia 28 de janeiro.

As matrículas dos estudantes, aprovados na prova de primeira chamada, se darão entre os dias 28 de janeiro e 4 de fevereiro de 2019.

Todos os interessados deverão manifestar seu interesse na lista de espera, entre os dias 30 de janeiro e 4 de fevereiro de 2019.

Todas as demais convocações de chamadas se darão a partir do dia 7 de fevereiro de 2019.

O procedimento para cadastro de inscrição no processo do Sisu de 2019 é o seguinte:

O primeiro passo será verificar se realmente o estudante tem direito a participar do Sisu de 2019, sendo o requisito básico o acadêmico ter alcançado uma nota acima de zero na parte de redação, no Enem de 2018.

Exatamente como em todos os anos anteriores, cada estudante que esteja em situação regular, conforme o descrito acima, terá direito de cadastrar a inscrição para até duas vagas, embora seja obrigatório deixar claro qual a ordem de preferência e o turno de aulas.

Todo estudante também deverá definir com precisão a modalidade na qual se enquadra, ou seja, dentro da ampla concorrência ou dentro dos critérios de raça ou situação social.

Assim:

O primeiro passo será o cadastro de inscrição por meio do site oficial do programa: http://sisu.mec.gov.br. Observação: a inscrição é inteiramente gratuita e isenta de quaisquer taxas.

O segundo passo será o preenchimento dos campos no formulário, no qual o estudante deve selecionar duas opções, no máximo, de curso e confirmar.

O terceiro passo será a conclusão e conferência de todo o procedimento, item por item.

Finalizando, entre os dias 30 de janeiro e 7 de fevereiro de 2019, todos os estudantes deverão manifestar interesse em alguma das vagas para a qual os mesmos não tenham sido aprovados na prova de primeira chamada, porém, será permitido somente marcar o curso escolhido na 1ª opção registrada na inscrição.

Para mais informações e atualizações, acesse o site: https://www.enem2019.top/inscricoes-sisu-2019.

Por Paulo Henrique dos Santos

Sisu



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *