Sisu 2019 – Inscrições para o Segundo Semestre





Interessados devem se inscrever até o dia 7 de junho de 2019.

Aqueles que desejam entrar em uma universidade públca já sabem que o Sisu é um sistema que visa selecionar os candidatos para a vagas disponíveis, por meio da nota do Enem.

Sendo assim, o Sisu do segundo semestre de 2019 abre as inscrições para os interessados.




É isso mesmo! Já foram abertas as inscrições do Sisu 2019 do segundo semestre. O Sistema de Seleção Unificada oferece cerca de 59 mil vagas em cursos de diferentes áreas da graduação. Tais cursos são disponibilizados tanto em universidades federais quanto em universidades estaduais, além de institutos de educação. Desse modo, aqueles que desejam participar podem realizar a candidatura aos cargos até o dia 7 do mês de junho.

Para ser um participante do Sisu 2019, é necessário que o candidato preencha a alguns requisitos básicos, isto é, podem participar do processo de seleção os candidatos que realizaram a edição do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, em 2018 e consguiram tiram uma nota na redação acima de zero. No entanto, vale ressaltar que algumas instituições de ensino também exigem que o candidato obtenha uma nota mínima no resultado das provas objetivas.


Desse modo, para os estudantes que acabaram de ingressar no ensino médio ou pessoas que almejam preitear uma vaga em universides e instituições públicas, é importante saber mais informações a respeito do Sisu, isto é, o que é e como funciona. Com isso, separamos algumas informações abaixo para a melhor compreensão do leitor. Então, se você pretende utilizar a sua nota do Enem no Sisu ou deseja saber mais sobre este sistema de seleção, não deixe de acompanhar o texto abaixo, realizado justamente para esclarecer dúvidas que são bastante comuns entre o meio estudantil e acadêmico.

Para simplicar,o Sisu nada mais é que um sistema de seleção que utiliza a nota obtida por meio da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério para selecionar universidades públicas que são dispostas em todo o país.

É importante esclarecer que o Sisu 2019 permite ao candidato se inscrever no processo seletivo e se inscrever em até duas opções de curso. Além disso, é necessário especificar qual será a sua ordem de preferência, já que, durante o processo de inscrição, é importante colocar qual a instituição de ensino, o local, o curso, o turno, bem como a modadalidade de vagas que o participante deseja concorrer.

A partir disso, seguiremos para as informações que mais interessam no momento, isto é, o cronograma do Sisu 2019. As inscrições acontecem entre os dias 4 a 7 do mês de junho e os resultados saem no dia 10 de junho. Já as matrículas dever ser realizadas entre os dias 12 e 17 desse mês e os participantes que desejam inscrever-se à lista de espera, precisam manifestar interesse entre o dia 11 de até o dia 17 do mês de junho.

Os interessados que desejam realizar as inscrições para o Sisu tem até o dia 7 deste mês para entrar no site www.sisu.mec.gov.br e cadastrar as suas informações. O resultado com os aprovados terá a sua divulgação no dia 10 do mês de junho.

É possível consultar o resultado do Sisu acessando a página do sistema, na área de boletim do candidato, nas instituições que participam do Sisu, assim como na Central de Atendimento disponibilizada pelo Ministério da Educação.

Quanto a matrícula, os candidatos que são selecionados pelo Sisu devem ficar atentos a liberação dos cronogramas pelas instituições de ensino em que obtiveram a aprovação. É preciso verificar o local, a hora e quais documentos são necessários levar até a instituição para realizar a matrícula.

Por meio do Sisu, o candidato tem a oportunidade de competir por vagas em universidades públicas localizadas por todo o país. Desse modo, aumenta as chances de se conseguir a vaga desejada. Por isso, fique atento aos prazos de inscrição.

Ana Paula Oliveira Coimbra



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *