Temas de Redação para o ENEM 2017





Confira aqui os principais temas de redação que podem ser cobrados no Exame do ENEM 2017.

O Exame Nacional do Ensino Médio é um dos vestibulares com maior número de inscritos, grande parte dos inscritos se preparam meses antes do dia das provas. O exame é construído em cima da linha de conhecimento, abordando Ciência Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia), Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física) e Linguagens (Português, Literatura e Línguas Estrangeiras, inglês e espanhol).

Além dessas disciplinas o Enem cobra a Redação, assim como as outras disciplinas ela é decisiva para o aluno conquistar uma boa nota e por fim passar na tão sonhada vaga em uma Universidade Pública, conquistar uma Bolsa de Estudos no Prouni ou conseguir Financiamento pelo Fies.




Portanto, é importante que o aluno de uma atenção especial para a redação por ter grande valor ao final de tudo. Quando se fala em redação do Enem, a preocupação todos os anos é referente ao tema da redação. Alguns cursinhos preparatórios fazem vários simulados com seus alunos, normalmente com temas da atualidade, porém, a dica para economizar tempo e ter maior chance de acertar o tema da redação é estudar temas mais complexos, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP).

Os temas da redação são geralmente ligados a Diretos Humanos e Meio Ambiente, normalmente os temas são atemporais, ou seja, eles circulam no âmbito social de uma forma mais abrangente. Por exemplo, no Exame Nacional do Ensino Médio do ano de 2000, o tema abordado foi “Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional?”, dezesseis anos depois o tema seguiu a mesma linha dos Direitos Humanos, trazendo o tema “Caminhos para combater o racismo no Brasil”.


Quando falamos em Direitos Humanos, devemos pensar em temáticas voltadas para o exercício da cidadania, ao combate contra qualquer tipo de discriminação sejam eles raciais ou religiosos. Por isso é importante ficar por dentro dos direitos dos cidadãos, importante saber o que a Constituição Federal garante para proteger esses cidadãos, é necessário também ficar por dentro da realidade brasileiro.

Nos temas ligados ao Meio Ambiente é importante ficar informado sobre o cenário ambiental no Brasil, principalmente sobre algo recorrente no Brasil, que são os conflitos de Terras Indígenas, como preservar a flora e a fauna e a sustentabilidade.

Gisele Alves de Brito



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *