Vagas Ociosas em Cursos de Graduação na UFU em 2018





UFU oferta quase 2 mil vagas em 90 cursos de graduação que ficaram com vagas ociosas no ano de 2017.

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) abriu processo seletivo para quase duas mil vagas que ficaram ociosas durante o ano de 2017 em 90 cursos de graduação.

Localizada no Triângulo Mineiro, a cidade de Uberlândia – a segunda mais povoada do estado – abriga a UFU que disponibilizou dois editais referentes a processos seletivos de transferência voluntária e de obtenção de novo título para entrada em 2018. A divulgação ocorreu no dia vinte e seis de dezembro e as inscrições começarão na segunda semana de janeiro, com previsão de se encerrarem dia 23 do mesmo mês. O portal para inscrições é www.ingresso.ufu.br e a taxa é no valor de 90 reais.


O edital de transferência é o que tem mais vagas disponíveis: no total são 1.719 distribuídas em 90 cursos. Para concorrer a este processo é necessário ter cumprido todas as atividades curriculares obrigatórias do primeiro ano (ou dos dois primeiros semestres) do curso de origem; já o de obtenção de novo título, exclusivo para quem já é graduado, oferece 273 vagas em 27 cursos. Em ambos os casos, há oferta nos campi de Uberlândia, Patos de Minas, Ituiutaba e Monte Carmelo.

O processo seletivo consiste em uma prova objetiva e redação a ser aplicada no dia 4 de fevereiro de 2018, na parte da manhã (das 8h às 11h) e o resultado está previsto para ser divulgado no dia 23 do mesmo mês. As aulas começarão na primeira semana de março.

Os cursos disponíveis para entrada via transferências são das mais diversas áreas do conhecimento: Administração, Agronomia, Artes Visuais, Biotecnologia, Ciências da Computação, Ciências Biológicas, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Ciências Econômicas, Dança, Engenharia Química, Física de Materiais, Design, Enfermagem, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Biomédica, Engenharia Aeronáutica, Biomedicina, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Medicina, Medicina Veterinária, Engenharia de Computação, Engenharia Florestal, Engenharia Mecatrônica, Física Médica, Fisioterapia, Gestão da Informação, Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações, Ciências Contábeis, Jornalismo, Matemática, Música, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Química Industrial, Relações Internacionais, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Sistemas de Informação, Teatro, Engenharia Elétrica, Engenharia Ambiental e Zootecnia.


Se você já se formou e deseja ter outra profissão, pode escolher entre os cursos abertos para portadores de diploma superior: Biotecnologia, Ciências Biológicas, Dança, Enfermagem, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Gestão da Informação, Matemática, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações, Música, Pedagogia, Sistemas de Informação e Teatro.

Os cursos com mais vagas são Ciências Econômicas, com cinquenta e três oportunidades pelo edital de transferência, e Música, pelo processo seletivo para portadores de diploma superior, com 25 vagas.

Para participar do processo seletivo de transferência, não precisa ser aluno da UFU, basta que esteja vinculado a qualquer Instituição de Ensino Superior devidamente cadastrada pelo Ministério da Educação (MEC), não deve estar em vias de formatura e deve possuir saldo de integralização suficiente para cursas outra graduação. E outro detalhe: só é possível concorrer a uma vaga, sendo de curso da mesma área do conhecimento. O mesmo não se aplica ao edital para obtenção de novo título – pelo contrário, é proibido concorrer a um curso que o candidato já possua diploma expedido.

Eis sua oportunidade de novas carreiras, novos caminhos e novas perspectivas para o ano novo. Então leia o edital atentamente, não perca os prazos de pagamento da taxa de inscrição e da prova e estude, principalmente se o curso que você pretende tiver apenas uma vaga, como é o caso de Ciências Biológicas, Teatro e Agronomia.

Por Mateus de Faria



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *