Vestibular Bahiana 2019 – Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública




Inscrições até o dia 7 e 26 de novembro de 2018.

O fim do segundo semestre de 2018 está próximo e o período de vestibulares já está aberto para todos os estudantes do ensino médio. Em todas as regiões do Brasil universidades públicas e particulares estão abrindo prazo de inscrições para todos os cursos existentes.

Recentemente, a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública – Bahiana – abriu oficialmente o seu período de inscrições para o Vestibular de Verão de 2019 (janeiro), cujo prazo se estenderá até o dia 7 de novembro de 2018, para cursos na área de Medicina. Com relação ao prazo para todos os demais cursos, o mesmo seguirá até o dia 26 do mês de novembro de 2018.


A instituição da Escola Bahiana de Medicina e de Saúde Pública, popularmente conhecida apenas como Bahiana, consiste em uma instituição destinada ao ensino superior estabelecida na Capital Salvador, Estado da Bahia, Brasil, cuja fundação se deu no ano de 1952. Esta universidade possui mais três unidades acadêmicas, que estão localizadas no bairro de Brotas e no bairro de Cabula.

Esta instituição de ensino superior possui um extenso rol de cursos de graduação na área de Medicina; em Biomedicina; em Enfermagem; em Fisioterapia; no setor de Odontologia; na área de Psicologia e em Educação Física. Além desta grade curricular, ela também possui diversas opções de cursos de extensão e de pós-graduação em lato e em stricto sensu. Todos os processos de vestibular realizados pela Bahiana geralmente são muito concorridos, sobretudo os vestibulares destinados ao curso de Medicina, dado que até há pouco tempo esta era a única faculdade particular estabelecida da capital daquele Estado que oferecia este curso.

Sobre o procedimento de inscrição as informações são as seguintes:


O valor das taxas se alteram em conformidade com o curso escolhido. Para o curso de Medicina, por exemplo, o valor cobrado na taxa de participação está em 340 reais. Em todos os demais cursos, segue um preço padrão de 40 reais.

Sobre as vagas, sua quantidade e cursos onde serão lotadas, as informações serão as seguintes:

A universidade Bahiana está ofertando 150 cadeiras para o curso de Medicina. Em todos os demais cursos, ou seja, no de Biomedicina; de Enfermagem; de Educação Física; de Fisioterapia; de Odontologia e no de Psicologia, a oferta chega até 340 cadeiras. Todas estas oportunidades se destinam à capital Salvador, no Estado da Bahia.

Demais informações sobre este Vestibular de Medicina são as seguintes:

O Vestibular de Medicina da Bahiana terá um itinerário estruturado da seguinte maneira:

A sua primeira etapa consistirá em uma prova, a qual conterá as questões objetivas, agendada para o dia 18 de novembro de 2018, cujo início se dará a partir das 8h30.

A segunda etapa será constituída das atividades vivenciais, agendada previamente para o dia 30 de novembro de 2018, com início a partir das 8h30.

Em seguida será realizada a prova de redação e de questões discursivas, agendada para o dia 2 de dezembro de 2018, com início a partir das 8h30.

Sobre os demais cursos, seguem as informações:

Serão realizadas as chamadas Atividades Vivenciais. Marcadas para o dia 5 de dezembro de 2018, com início a partir das 8h30.

As provas compostas de questões objetivas, e a prova de redação, serão realizadas no dia 9 de dezembro de 2018, com início a partir das 8h30.

Os resultados deste Vestibular de Medicina serão previamente publicados no dia 14 de dezembro de 2018; ao passo que os demais cursos terão sua lista de candidatos aprovados publicada a partir do dia 19 seguinte, do mesmo mês.

Paulo Henrique dos Santos



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *