Vestibular Cederj 2019 – 2º Semestre




Estão abertas as inscrições para segundo semestre do Vestibular Cederj.

A grande maioria das faculdades do Brasil que utilizam o vestibular como processo seletivo já realizaram ou estão em fase final de realização dos processos admissionais para o primeiro semestre. Com isso, muitas já estão divulgando informações sobre os vestibulares para o segundo metade do ano. E uma instituição que está com o período de inscrições abertos para a incorporação de novos estudantes é o Cederj, Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro. São mais de 7.000 oportunidades, cujo período de participações termina no dia 09 de maio de 2019. Veja as informações no texto abaixo.

A respeito das mais de 7.000 vagas oferecidas pelo processo seletivo do Cederj

Para que as pessoas que não possuem informações sobre o Cederj, essa instituição é formada pela união de outras fundações de ensino superior do Rio de Janeiro, que são: UniRio, Uenf, Uerj, UFRRJ, UFF, Cefet-RJ e UFRJ. Para o segundo período do ano foram disponibilizadas 7.684 oportunidades. Para conferir o número de vagas e quais graduações estão sendo oferecidas confira a lista abaixo:


– Licenciatura:

200 vagas para História.

240 vagas para Geografia.


330 vagas para Letras.

335 vagas para Turismo.

338 vagas para Química.

375 vagas para Física.

830 vagas para Matemática.

916 vagas para Biologia.

1080 vagas para Pedagogia.

– Bacharelado:

240 vagas para Ciências Contábeis.

400 vagas para Administração Pública.

400 vagas para Engenharia de Produção.

711 vagas para Administração.

– Tecnologia:

250 vagas para Gestão em Turismo.

529 vagas para Computação.

540 vagas para Segurança Pública.

É importante ressaltar que na modalidade “Tecnologia”, o curso de Segurança Pública é voltado exclusivamente para profissionais das seguintes categorias: bombeiros, forças armadas, policiais (civis, federais, rodoviários, e militares), agentes penitenciários, guardas municipais do estado do Rio de Janeiro. Servidores que são policiais civis, militares e agentes portuários de outras localidades do Brasil também podem se inscrever. Docentes do ensino público carioca também podem participar. Para essa última categoria, o edital traz todos os dados. As informações estão na página 2, no item “2. DAS VAGAS”. O edital pode ser acessado por meio do seguinte link: http://cederj.edu.br/vestibular/cederj-oferece-mais-de-7-mil-vagas-na-graduacao.

Mesmo que as aulas aconteçam a distância, os estudantes contam com apoio por meio de polos que estão espalhados em diferentes cidades do Rio de Janeiro. Veja agora a relação de todos os municípios: Rio Bonito, Miracema, Nova Iguaçu, Belford Roxo, São Francisco de Itabapoana, Itaocara, Magé, Petrópolis, Angra dos Reis, Volta Redonda, Natividade, Piraí, Itaperuna, Santa Maria Madalena, Nova Friburgo, Barra do Piraí, Niterói, Três Rios, Duque de Caxias, São Gonçalo, Bom Jesus do Itabapoana, Rocinha, Cantagalo, Saquarema, Miguel Pereira, Itaguaí, Paracambi, Campo Grande, São Pedro da Aldeia, Resende, São Fidélis, Macaé e Rio das Flores.

Para verificar o curso em cada um dos polos citados acima, basta mais uma vez consultar o edital. Essa listagem também está no tópico “2. DAS VAGAS”. Entretanto, o guia encontra-se a partir da página 3.

Informações sobre a única avaliação que será aplicada no vestibular do Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Os interessados vão precisar participar de apenas uma etapa. Essa fase vai ser caracterizada por um teste de 60 perguntas sobre os seguintes conteúdos: história, geografia, química, matemática, física, biologia, espanhol ou inglês, literatura brasileira e língua portuguesa. Como parte da prova, eles vão precisar escrever uma redação e também responder algumas questões específicas. Veja a seguir os cursos que pedem conteúdos próprios:

– Tecnologia em Turismo, História e Licenciatura em Turismo: história e geografia.

– Geografia: geografia, literatura brasileira e português.

– Tecnologia em Segurança Pública: história, literatura e português.

– Química: química.

– Letras e Pedagogia: literatura e português.

– Matemática: matemática.

– Engenharia de Produção, Tecnologia em Sistemas de Computação e Física: física e matemática.

– Ciências Biológicas: química e biologia.

– Ciências Contábeis, Administração Pública e Administração: matemática e história.

Como mencionado no parágrafo introdutório à avaliação ocorre em 09 de maio e ela terá início às 9 horas. Já para as pessoas que não desejam realizar a prova e vão optar pela nota da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio, ou seja, ENEM 2018. Cerca de 30% das vagas estão reservadas. É importante salientar que caso escolha essa opção, os interessados não vão poder escolher nenhum tipo de cota. Por fim, é importante salientar que o Cederj também desenvolveu um “Manual do Candidato”. Esse documento também está disponível no link em que o edital foi cedido. O site foi disponibilizado no tópico anterior.

Inscrições para o vestibular do segundo semestre do Cederj

As inscrições devem ser efetuadas por meio do link: http://www.provaecomprova.com/vestcederj/inscricao. O valor para a taxa de participação foi fixado em R$ 88,00, o pagamento da taxa deve ser feito até 08 de maio de 2019. Boa sorte!

Por Isabela Castro

Vestibular



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *