Vestibular de Inverno IFRS 2016 – Inscrições Abertas




Instituição oferece 398 vagas em diversos cursos de graduação. Inscrições devem ser feitas até o dia 2 de junho de 2016.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) abriu nesta segunda-feira, 09 de maio, as inscrições para o vestibular de meio de ano. O prazo vai até 02 de junho. O candidato deve se inscrever pela internet e a taxa é de R$ 50.

É possível solicitar isenção da taxa até o dia 18 de maio, para isso o candidato deverá ter cursado ensino médio completo em rede pública, ter sido bolsista integral na rede particular, ou ter renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, conforme requisitos exigidos na Lei 12.799.


O interessado deve preencher o questionário socioeconômico e entrega-lo em envelope lacrado no campus de sua pretensão de inscrição.

A prova será realizada no dia 26 de junho, às 8h30, com duração de quatro horas e meia. A prova será constituída por 45 questões objetivas sobre Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e mais Redação.

No dia 17 de junho será informado o local de realização da prova. O resultado final está previsto para 11 de julho.


É possível ingressar no IFRS pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que é responsável pelo preenchimento de 50% das vagas. Para isso o candidato deverá ter feito a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e ficar atento ao site do SiSU e as orientações dada pelo Ministério da Educação. (MEC).

Foram abertas 398 vagas para os seguintes cursos de nível superior: Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia em Processos Metalúrgicos, Bacharelado em Engenharia Química, Licenciatura em Letras, Licenciatura em Ciências da Natureza, Tecnologia em Sistemas para Internet, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Processos Gerais, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Gestão Desportiva e do Lazer e Tecnologia em Construção de Edifícios, distribuídos nos campi de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Feliz, Osório, Porto Alegre, Restinga e Rio Grande.

Para mais informações acesse o site do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, lá é possível encontrar informações mais específicas referentes ao SiSU e a Isenção de Taxa, além do Edital, Manual do Candidato e endereço dos Campi.

Por Tom Vitor de Freitas



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *