Vestibular de Inverno UEM 2018




Prazo de inscrições vai até o dia 9 de maio de 2018.

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) é uma instituição pública de ensino superior fundada em 1969, no estado do Paraná. Desde essa época vem abrindo cada vez mais cursos, que formam milhares de pessoas ao ano. O sistema de ingresso da UEM é através do vestibular, que pode ser realizado no meio do ano, chamado vestibular de inverno, ou no fim do ano, chamado de vestibular de verão.

Nesta semana, a UEM abriu as inscrições para o seu Vestibular de Inverno do ano de 2018. O candidato pode realizar sua inscrição durante o período entre os dias 9 de abril e 9 de maio, através da internet, pagando o valor de R$ 150,00 de taxa de inscrição.


São um total de 1.492 vagas para cursos de graduação, tendo 287 vagas reservadas para cotas. Os cursos abrangem diversas áreas do conhecimento e são ministrados nos câmpus das cidades de Cianorte, Cidade Gaúcha, Ivaiporã, Maringá e Umuarama.

Dentre os cursos oferecidos pela UEM, estão Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Biomedicina, Bioquímica, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Comunicação e Multimeios, Design, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharias (Agrícola, Ambiental, Civil, de Alimentos, de Produção, Mecânica, Elétrica, Química e Têxtil), Estatística, Farmácia, Filosofia, Física, Geografia, História, Informática, Letras (Inglês, Português e Francês), Matemática, Medicina e Medicina Veterinária, Moda, Pedagogia, Psicologia, Química, Secretariado Executivo, Serviço Social, Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Biotecnologia, Tecnologia em Construção Civil, Tecnologia em Meio Ambiente e Zootecnia.

Isenção da Taxa de Inscrição

Quanto aos candidatos que possuem inscrição no CadÚnico do Governo Federal e que apresentam renda familiar de até meio salário-mínimo per capta, eles têm a opção de solicitar isenção de taxa de inscrição no período compreendido entre os dias 10 e 18 de abril. Basta preencher o formulário que a universidade disponibiliza, imprimi-lo e entregar em algum dos câmpus da UEM, junto com documentos que comprovem que o candidato atende os pré-requisitos para isenção.


Até o dia 30 de abril será divulgada a lista com os candidatos deferidos para isenção, disponibilizando também dois dias para que os indeferidos entrem com recursos. No dia 9 de maio será divulgada a lista final de isenção, os candidatos isentos já estarão inscritos, de forma automática, no vestibular, porém, os candidatos com isenção indeferida, que ainda desejam realizar o vestibular, deverão se inscrever normalmente e realizar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 11 de maio.

A Prova

Os locais em que se irão realizar as provas serão divulgados no dia 22 de junho. As provas serão aplicadas nas datas de 22, 23 e 24 de julho, no horário que vai das 08:50 às 13:00. São duas provas de 40 questões objetivas (ou seja, de alternativas), uma prova com 20 questões e uma redação. Veja a seguir o cronograma de aplicação das provas:

  • Dia 22 de julho: prova de Conhecimentos Gerais;

  • Dia 23 de julho: prova de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Literatura e Redação;

  • Dia 24 de julho: prova de Conhecimentos Específicos (eles variam de acordo com o curso em que o candidato faz opção na inscrição).

De acordo com o Edital do Vestibular de Inverno da UEM, na data de 30 de agosto será publicado o resultado dos exames. Tanto os prazos quanto os procedimentos de matrículas serão divulgados pela universidade posteriormente.

Para realizar inscrição, basta ir até o site, preencher seus dados pessoais e realizar o pagamento da taxa. Não se esqueça de ler o Edital completamente antes de realizar a inscrição.

Para ter acesso a outras informações, visite o site da Universidade.

Aurenivia Alves Pereira



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *